Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 533 | Março de 2023 | Campo Mourão - Paraná

COOPERATIVISMO

Encontro de mulheres cooperativistas

No mês da mulher, evento reuniu mais de 900 pessoas entre cooperadas, esposas e filhas de associados

Quando uma mulher avança, ninguém fica para trás. Foi com essa frase que a especialista em commodities, Andrea Ribeiro, finalizou a sua palestra, a primeira do dia, no encontro de mulheres cooperativistas da Coamo. O evento, realizado no dia 22 de março, reuniu mais de 900 mulheres entre cooperadas, esposas e filhas dos associados da Coamo com o objetivo de potencializar a participação feminina na cooperativa e evidenciar a importância da mulher para o cooperativismo.

O encontro faz parte do programa Coamo + Mulher, desenvolvido pela assessoria de Cooperativismo, e reuniu centenas de participantes de toda a área de ação da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Havia uma grande expectativa para a realização do evento, que voltou a ser realizado de forma presencial depois de dois anos. O tempo de espera fez com que o encontro se tornasse ainda mais especial e celebrado por aquelas que tiveram a oportunidade de participar do evento.

Durante todo o dia, foram realizadas palestras com especialistas de diferentes áreas com o objetivo de fortalecer o conhecimento das mulheres que participaram do encontro, bem como apresentar informações sobre o agronegócio e a cooperativa.

O espaço contou também com estandes da Credicoamo, Via Sollus, da linha alimentícia da Coamo e de serviços e

Diretoria da Coamo participou do evento

“A mulher está participando mais ativamente do cooperativismo e esse número vem crescendodo. Para nós, é muito satisfatório ter a participação das mulheres na cooperativa”, destaca José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo. A valorização e a inclusão feminina nas atividades da cooperativa foram parte principal dos temas absorvidos pelas mulheres que participaram do evento.

Durante o evento para as mulheres houve um momento de conscientização para a importância de preservação da água
Evento contou com a participação de
José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, e
Alcir Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo

benefícios oferecidos pela cooperativa, onde foram desenvolvidas ações para integrar as participantes às inovações, tecnologias e produtos das diferentes áreas.

A Coamo conta com cerca de cinco mil mulheres cooperadas, um número que representa 16% do quadro social da cooperativa e que evidencia a importância da participação da mulher na gestão dos negócios e na produtividade agrícola.

Foram realizadas cinco palestras durante o decorrer de todo o dia do evento. O compartilhamento de conhecimentos começou com a especialista em commodities e colunista do agro, Andreia Cordeiro, que abordou sobre o “Mercado agrícola: o olhar feminino na gestão”. Foram apresentados temas relevantes como as oportunidades e desafios para o agronegócio, o papel de protagonismo que as mulheres estão escrevendo na história do agro brasileiro e o incentivo à participação feminina na gestão dos negócios. “Viajo o Brasil inteiro e estou sempre envolvida com programas cooperativistas e percebo a quão engajada a mulher está no cooperativismo e como ela faz a diferença. Esse evento da Coamo é muito importante para despertar e inspirar aquelas que ainda não tenham a completa consciência da importância do seu papel. Eu não tenho dúvidas de que muitas delas saíram do encontro completamente transformadas e com a consciência do papel que elas têm e da responsabilidade”, ressalta.

Na sequência, Fabrício Bruno Correa, engenheiro agrônomo e coordenador de inovações tecnológicas agropecuária da Coamo falou sobre “Inovação – Agricultura 4.0”, apresentando as inovações e tendências do mercado agrícola, mostrando que a cooperativa está atenta para tudo aquilo que está presente no mercado e que pode ser testado e levado para as propriedades rurais.

Já na parte da tarde, as palestras foram iniciadas pelo presidente da Credicoamo, Alcir Goldoni, que apresentou às mulheres os serviços e benefícios oferecidos pela cooperativa de crédito para atender as necessidades de recursos e financiar as atividades dos cooperados da Coamo. “A Credicoamo é uma instituição financeira voltada para as necessidades dos associados. É uma cooperativa que entende as demandas dos associados e ajuda a desenvolver as atividades agrícolas”, comenta.

Andreia Cordeiro abordou sobre o “Mercado agrícola: o olhar feminino na gestão"

Fabrício Bruno Correa, coordenador de inovação tecnológica agropecuária da Coamo, falou sobre “Inovação – Agricultura 4.0”,

Dando continuidade às palestras, a dupla Os Mentalistas, composta pelos psicólogos e especialistas em comportamento humano Beto Parro e Rafa Moritz, apresentaram às mulheres cooperativistas uma experiência interativa sobre as emoções e conduta humana.

Para finalizar a troca de conhecimentos, Rosana Botelho, investigadora da Polícia Civil em Toledo (Oeste do Paraná), abordou o tema da segurança rural e defesa pessoal para mulheres. Ela contou com a participação de Marcos Dutra, professor, técnico e campeão mundial de jiu-jitsu, que mostrou às mulheres técnicas básicas para o enfrentamento de situações agressivas ou violentas que geram conflitos psicológicos e agressões físicas.

José Ricardo Pedron, assessor de Cooperativismo da Coamo, destaca os diferentes perfis das mulheres que participaram do evento e a necessidade de preparar um conteúdo que atenda todas elas de forma integral.

“Temos mulheres com o papel de gestão do lar, da família e da propriedade. Por esse motivo, nós tivemos o cuidado de preparar na parte da manhã apresentações com assuntos mais técnicos, enquanto na tarde foram realizadas palestras que mexessem mais com o público feminino.”

Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, reitera o fortalecimento da presença feminina na cooperativa. “Não estamos falando nada diferente do que seria falado para um público masculino. A intenção da cooperativa é fazer uma inserção natural, que a mulher participe como cooperada e tenha conhecimento suficiente para conduzir a sua propriedade, e a Coamo cumpre o seu papel de levar conhecimento”

Os Mentalistas apresentou às mulheres cooperativistas uma experiência interativa sobre as emoções e conduta humana

Rosana Botelho, investigadora da Polícia Civil, abordou o tema da segurança rural e defesa pessoal para mulheres

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.