Robson Daniel Livi encontrou na ovinocultura uma alternativa para a geração de renda em São Pedro do Iguaçu (Oeste do Paraná). Agricultor, ele começou a criação de ovelhas há sete anos e escolheu a raça Dorper, que lhe chamou a atenção pela beleza e produção de carne. "Quando vi a Dorper pela primeira vez, gostei muito e pesquisei bastante sobre suas características raciais e sua capacidade de produzir carne. É uma raça adaptável às condições climáticas e feita especificamente para a produção de carne", explica.
A criação de ovelhas tem se mostrado uma atividade muito importante para a economia da propriedade de Robson, agregando valor e se tornando uma fonte significativa de renda. "Eu não esperava que a ovinocultura se tornaria uma das principais fontes de renda, mas o mercado está muito receptivo. A criação de ovinos está crescendo no Brasil", acrescenta o cooperado.
Robson possui cerca de 80 animais na propriedade Cabanha Pérola Negra, incluindo 45 matrizes. Ele utiliza redes sociais e participa de feiras para comercializar os animais. "As feiras são uma vitrine para apresentar as ovelhas", frisa. Os animais são criados em um sistema semiconfinado, onde ficam a pasto e são alimentados no cocho. Eles são classificados conforme o sexo e a idade para receberem o tratamento adequado. "Utilizo uma área que não chega a meio alqueire, que foi reestruturada para garantir a sanidade e bem-estar dos animais", explica Robson.
Apesar do pequeno espaço e do número relativamente baixo de animais, Robson destaca a rentabilidade da atividade. "Com poucos animais e pouco espaço, consigo uma boa rentabilidade. Tenho em torno de 80 animais em menos de meio alqueire", afirma.
Além da ovinocultura, Robson também trabalha com agricultura, o que ele considera uma combinação importante. "Ter uma atividade diversificada é crucial. Sempre fui agricultor, mas queria algo novo e acabei optando pelas ovelhas ", conta. "A ovinocultura pode não ser a principal fonte de renda, mas paga muitas contas. É uma paixão trabalhar com ovelhas. Qualquer um que tenha vontade de entrar nessa atividade vai entender o prazer que é mexer com esses animais", finaliza.
|