Esta edição de junho da Revista Coamo traz como destaque o tema “Cooperativismo”. Valorizamos este movimento, que tem o primeiro sábado de julho, como um marco mundial para reverenciar os pioneiros de Rochdale, que na Inglaterra em 1844, constituíram a primeira forma oficial de cooperação, por meio de uma cooperativa de tecelões.
Parabenizamos a todos os cooperativistas da Coamo e da Credicoamo. No âmbito da Coamo e da Credicoamo, somos diretamente mais de 120 mil pessoas entre cooperados e familiares, e funcionários, em 67 municípios no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
JOSÉ AROLDO GALLASSINI, DIRETOR-PRESIDENTE DA COAMO
Temos orgulho em ser cooperativistas, em conhecer e praticar seus princípios e valores ao longo desses quase 45 anos de história da Coamo, e nos 25 anos da Credicoamo. Juntos, somos sempre mais fortes e unidos em prol de um crescimento com desenvolvimento sustentável para o bem comum e a felicidade de toda a família cooperativista.
Por isso, é que precisamos comemorar esta importante data. Afirmo sempre que os cooperados da Coamo e da Credicoamo são privilegiados. Com apoio das cooperativas, eles estão fazendo a sua parte e a diferença na atividade. Os resultados estão nos números do crescimento dos cooperados com incremento de produtividades, renda e qualidade de vida.
A Coamo e a Credicoamo promovem um cooperativismo de resultados e seus cooperados são exemplo. Com tecnologia, gestão e profissionalização, eles produzem alimentos de qualidade para o Brasil e o mundo.
Recentemente, uma prova incontestada da prática desse cooperativismo, foi com o Plano Safra 2015/16, lançado pela Coamo com absoluto sucesso.
Os cooperados estão, cada vez mais, profissionais, com eficiência no planejamento e organização das suas atividades. Eles se programaram e efetivaram seus pedidos para a nova safra agrícola. Assim, juntos na mesma direção, todos ganham, pois sabem que a Coamo foi ao mercado e buscou condições favoráveis em preços, prazos, financiamentos e a garantia para que possam retirar os produtos no momento em que precisarem.
Também é importante ressaltar que os cooperados por meio da parceria com a Coamo, conhecem antecipadamente os custos de produção da nova safra e, assim, poderão realizar antecipadamente operações por meio dos vários instrumentos de comercialização disponibilizados pela cooperativa, visando garantir mais opções de renda.
“O cooperativismo é um movimento e, antes de tudo, uma filosofia de vida. É um instrumento eficaz que une pessoas e promove o desenvolvimento econômico e bem-estar social.”
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.