Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 488 | Janeiro/Fevereiro de 2019 | Campo Mourão - Paraná

MANGUEIRINHA 40 ANOS

Parceria traduzida em sucesso

Família Menegatti trabalha com a Coamo desde a chegada em Mangueirinha, há 40 anos. Na imagem "seo" Valentino com os filhos Junior e Edgar

Instalada no município de Mangueirinha (Sudoeste do Paraná) em janeiro de 1979, a Coamo completou recentemente 40 anos de atividades por lá. Logo de início a cooperativa firmou uma forte e duradoura parceria com os produtores mangueirenses, e juntos conseguiram evoluir e colher bons frutos na exploração da agricultura e pecuária.

Associado desde a chegada da cooperativa na cidade, Valentino Menegatti lembra da evolução tanto da cooperativa como dos produtores. Um período que, segundo ele, tudo foi se tornando mais fácil com os serviços oferecidos ao quadro social. ‘Seo" Valentino recorda que na época, tanto o cultivo como a comercialização dos produtos eram difíceis. “A cooperativa trouxe nova expectativa, um incentivo a mais para os produtores. Quando iniciamos, era tudo mais difícil e com a presença da Coamo se tornou mais fácil e acessível. Tivemos uma grande ajuda da Coamo e com o tempo tudo foi melhorando, desde a produção com o uso de tecnologias até o acesso às novidades que até então não chegavam até nós”, conta o pioneiro.

De acordo com Valentino Menegatti a cooperativa chegou e conquistou os produtores, que na época eram explorados por atravessadores. “Tínhamos que vender nossa produção para amadores e não tínhamos um norte. Tudo era difícil e a Coamo trouxe toda essa facilidade que temos hoje. Conseguimos crescer com a cooperativa, que ajudou não apenas o nosso desenvolvimento, mas de toda a região”, comemora.

Na família seo’ Valentino não é o único parceiro da Coamo. Os filhos Junior e Edgar são parceiros na condução da propriedade e também sócios da cooperativa. “A Coamo sempre proporcionou essa alavanca de desenvolvimento e informação. Proporcionou o fornecimento de insumos e de recebimento dos nossos produtos. Sem isso seria tudo muito mais difícil. A Coamo foi o nosso fermento e a liga que fez tudo funcionar”, compara Júnior.

Na mesma linha de raciocínio Edgar enxerga a Coamo como propulsora do desenvolvimento da própria cidade de Mangueirinha. “Temos um povo muito unido e a cooperativa veio para somar. Se ela está aqui há 40 anos é porque fez a diferença e modificou o convívio com a população e os associados. A Coamo promove essa convivência e amizade. A cooperativa faz parte da nossa vida”, completa.

Segundo o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, esta presença junto ao quadro social é de suma importância no barateamento dos custos de transportes que integra os custos gerais de produção e está em consonância com a razão de ser da cooperativa. “As unidades da Coamo são responsáveis pelo atendimento aos cooperados, recebimento de produtos, distribuição de insumos, serviços administrativos e financeiros. Estão localizadas de forma estratégica para propiciar ao quadro social mais facilidade no desenvolvimento das atividades.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.