"A educação financeira é uma questão comportamental. Começa na formação da pessoa e vai progredindo ao longo dos ciclos."
|
|
JOSÉ AROLDO GALLASSINI,
Presidente dos Conselhos de Administração Coamo e Credicoamo
|
No dia 20 deste mês foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, com o tema “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito”, definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, criado em 1948. O objetivo é aumentar a conscientização do cooperativismo de crédito que promove a inclusão financeira e beneficia milhões de pessoas no mundo todo.
O tema destaca a importância do nosso sistema, do qual a Credicoamo faz parte e é referência, e ao mesmo tempo convida as pessoas a fortalecer o seu futuro financeiro num sistema de cooperativa.
No nosso caso, isso já é uma realidade desde 1989, quando um grupo de 29 associados da Coamo se uniram para formar uma cooperativa de crédito com a visão de que ela resolvesse os seus problemas e fosse o seu braço financeiro para alavancar suas atividades.
Os associados da Credicoamo são agricultores cooperados à Coamo que produzem alimentos para o Brasil e o mundo e têm o apoio da sua cooperativa o ano todo por meio de importantes benefícios e a prática bem definida de valores e princípios que norteiam suas ações.
Então, todos os integrantes do cooperativismo de crédito estão de parabéns, por participar de um sistema de sucesso, que é um modelo de negócios importante para um número expressivo de pessoas em todos os continentes.
A Credicoamo é uma cooperativa de crédito singular independente, ou seja, não está ligada a nenhuma outra cooperativa Central, e tem autonomia e vida própria. Ela está prestes a completar 33 anos em novembro e se estruturou para atender as necessidades e colaborar no desenvolvimento dos seus milhares de associados na atividade agrícola em dezenas de municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No ranking brasileiro, a Credicoamo é a maior cooperativa de crédito independente.
Para comemorar os 33 anos, estamos programando algumas atividades para o dia 17 de novembro em todas as unidades. Lançaremos um novo cartão de crédito com cinco categorias onde os associados poderão escolher a categoria que melhor lhe atenda e, também, à sua família.
Como ação educativa e social, vamos realizar também uma palestra com o tema “Educação Financeira” que será transmitida pelo Canal da Coamo no Youtube. O objetivo é repassar e lembrar ensinamentos à família cooperada sobre este tema que faz parte da agenda do Banco Central e é cada vez mais presente em nosso dia a dia.
A educação financeira é uma questão comportamental e começa na formação da pessoa e vai progredindo ao longo dos ciclos. Na agricultura, por exemplo, registramos várias frustrações de safras e os associados que aderiram ao seguro agrícola foram beneficiados com este instrumento de proteção e não tiveram grandes impactos. Assim, quem já incorporou o seguro agrícola no custeio da sua atividade como insumo relevante pode ter a garantia da continuidade da sua atividade.
|
|
José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Credicoamo |
Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo |
Dentro do contexto da valorização do sistema cooperativista por meio da adoção de melhores práticas de mercado, o Sistema Ocepar, com a operacionalização do Sescoop/PR, em parceria com a Escola de Negócios da PUC/PR, sistematizaram o Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, que é personalizado para cada cooperativa. No dia 29 de setembro, o Programa de Compliance iniciou na Credicoamo Crédito Rural Cooperativa, em Campo Mourão, com a participação de membros dos conselhos de Administração e Fiscal, diretores executivos, gerentes funcionais e assessores.
O programa está sendo desenvolvido na Credicoamo em oito módulos, abordando importantes temas como avaliação de risco, controles internos, gestão de terceiros, código de conduta, relacionamento com os cooperados, entre outros. A conclusão está programada para outubro do próximo ano com a entrega do manual de boas práticas. “O objetivo primordial deste programa é contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo paranaense, consolidando o modelo de gestão e governança, comprometido com a transparência, ética e com os valores cooperativistas. O compromisso do Sistema Ocepar é trazer conhecimento e informação para que as cooperativas desenvolvam o seu próprio Programa de Compliance”, afirmou Leonardo Boesch, superintendente do Sescoop/PR, na abertura do evento.
Para Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo, o Programa de Compliance é muito importante, pois estabelece procedimentos para prevenir, detectar e mitigar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade. “O Programa Compliance contribuirá para a consolidação de um modelo de gestão e de governança ao alcance de todos os funcionários por meio da estruturação do manual de boas práticas, que com certeza, colocará a Credicoamo em um patamar de destaque perante o setor cooperativista”, afirma Goldoni.
Ele acrescenta que a essência de um Programa de Compliance consistente e bem estruturado começa pela participação efetiva e do comprometimento dos participantes, por conhecerem a legislação, as diretrizes coorporativas e executarem as decisões estratégicas definidas pelo Conselho de Administração.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.