"O cooperativismo é formado por pessoas, que estão integradas pelos mesmos propósitos e tem na cooperativa uma organização para apoiá-los no desenvolvimento das atividades agropecuárias."
|
|
AIRTON GALINARI
Presidente Executivo da Coamo
|
As Diretrizes Corporativas da Coamo foram lançadas há alguns anos e estão enraizadas no coração dos cooperados e funcionários, e compartilhadas com clientes, parceiros e consumidores.
A Coamo nasceu em 1970 por meio do sonho e união de 79 agricultores. Hoje já são mais de 30 mil espalhados por importantes regiões produtoras de dezenas de municípios paranaenses, catarinenses e sul-mato-grossenses. Ela nasceu e não parou de evoluir ao longo dos seus 52 anos, ficou moderna e com o campo transformou a terra e a vida de milhares de pessoas.
Consideramos ser muito forte o DNA do cooperativismo praticado pela Coamo. A essência está na união e na participação expressiva dos cooperados. Reunidos em um grande modelo de inclusão com todos os produtores agrupados, de “A” a “Z”, independente do tamanho das suas áreas, na Coamo não existe mini, pequeno, médio ou grande, mas cooperados. Eles são exemplos de uma agricultura sustentável, produzem alimentos e ajudam o Brasil a crescer por meio de um cooperativismo e agronegócio forte e reconhecido.
O cooperativismo é formado por pessoas, que estão integradas pelos mesmos propósitos e tem na cooperativa uma organização para apoiá-los no desenvolvimento das atividades agropecuárias. Dificilmente, sozinhos, os mais de 30 mil cooperados conseguiriam ter acesso aos insumos para as safras, as tecnologias e assistência técnica, a logística e a estrutura presente em mais de 100 unidades, que impulsionam os seus negócios, com a segurança, solidez e tranquilidade da Coamo. Estas são algumas das fortalezas que os produtores têm em todas as regiões e, por isso, valorizam este grande trabalho no dia a dia.
Com o apoio da Coamo, os produtores ultrapassaram as dificuldades agrícolas deste ano, que foi diferente e conturbado. Como por exemplo, quando do pior verão da nossa história pelos grandes problemas climáticos, que reduziram em 50% os volumes de produção e a renda na safra 2021/2022. E, também, na safra de trigo, que caminhava para ser excelente, mas infelizmente foi prejudicada por chuva na colheita comprometendo a qualidade do cereal em diversas regiões.
Outro momento percebido pelos cooperados foi quando da aquisição e garantia dos insumos para o plantio das safras de 2022, apesar dos reflexos e impactos da Guerra da Ucrânia, que prejudicou o mercado.
Com seriedade e transparência, vamos seguir em frente com esperanças renovadas e acreditando em safras melhores com mais renda e produtividade. Esta é a nossa expectativa para a safra de verão 2022/2023 que foi implantada com sucesso e deverá ser a maior na história do agronegócio brasileiro.
A Coamo completa 52 anos com os pés na terra e os olhos no futuro, sendo orgulho do campo e do Brasil. Parabéns aos cooperados, funcionários e diretoria, vamos continuar trabalhando e fazendo parte de um cooperativismo pujante e de bons resultados, que agrega renda e promove o desenvolvimento sustentável.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.