O ano de 2023 marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente após ter sido instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Neste ano, o anfitrião é a República de Côte d"Ivoire (também conhecida por Costa do Marfim), em parceria com os Países Baixos, com o tema “soluções para a poluição plástica” e foi definido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam online e presencialmente por meio de atividades, eventos e ações de engajamento em todo o mundo.
"O flagelo da poluição plástica é uma ameaça visível que afeta todas as comunidades ao redor do mundo", disse Jean-Luc Assi, Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da República de Côte d"Ivoire, convidando todos os setores, desde governos e empresas até a sociedade civil, a se unir para encontrar e defender soluções. A República de Côte d" Ivoire proibiu o uso de sacolas plásticas em 2014 e apoiou a mudança para embalagens reutilizáveis. A maior cidade do país, Abidjan, também se tornou um centro para start-ups que buscam vencer a poluição por plásticos. Mais de 400 milhões de toneladas de plásticos são produzidas a cada ano em todo o mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado.
|