Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 537 | Julho de 2023 | Campo Mourão - Paraná

SEMENTES

Tour de Sementes na UBS de Furnas

Cooperados de toda a área de ação no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul conheceram todo o processo para a produção de sementes da Coamo

Cerca de 500 cooperados, de 44 unidades da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, participaram da terceira edição do Tour de Sementes realizado na UBS de Furnas, em Manoel Ribas (Centro do Paraná) entre os dias 19 e 22 de junho. Os associados conheceram de perto os processos de produção, beneficiamento, armazenamento, análise, tratamento industrial e medidas que garantem a máxima qualidade das sementes Coamo.

“Se fala muito em qualidade de sementes, geralmente atrelada à germinação e vigor, mas existe um conjunto de fatores que precisa ser de conhecimento dos cooperados para que, quando ele abrir uma saca de semente, tenha a capacidade e o conhecimento de avaliar se o que foi proposto na hora da comercialização está sendo entregue na hora do plantio”, explica o Coordenador de Produção de Sementes da Coamo, Sandro Magnani.

Ao todo, 14 turmas percorreram quatro estações técnicas montadas com o objetivo de terem acesso às informações sobre as inovações empregadas pela Coamo para a melhoria da qualidade das sementes.

Na primeira estação, foram apresentados temas introdutórios, como o panorama geral sobre o mercado sementeiro, práticas para a classificação de sementes, investimentos e novas tecnologias que estão surgindo e as medidas de qualidade empregadas desde a instalação do campo de multiplicação até o momento da entrega do insumo para o cooperado.

Já na segunda parte do Tour, os cooperados visitaram as estruturas da UBS de Furnas, conhecendo os equipamentos e processos de recebimento, beneficiamento, resfriamento, ensaque e armazenamento de sementes.

João Carlos de Souza, de Araruna

Celso Miguel Porsch, de Toledo

Para o cooperado Celso Miguel Porsch, de Toledo (Oeste do Paraná), o Tour apresentou muito conhecimento e forneceu mais confiança aos associados. “É muito interessante e importante conhecer o sistema de tratamento que a semente encontra e todo o processo pelo qual ela passa. Ter acesso a tudo isso nos traz ainda mais segurança na hora de adquirir as sementes Coamo”, comenta.

Na terceira estação técnica, foi montado um espaço de análise laboratorial para exemplificar os testes que são realizados nos controles de qualidade que garantem o vigor e germinação das sementes.

Por fim, na última estação, os cooperados conheceram o processo de Tratamento de Semente Industrial da Coamo (TSI), onde acompanharam na prática todo o processo desde a chegada das sementes no centro de tratamento industrial, até o ensaque dos insumos que é feito por equipamentos robotizados.

Nesta etapa do Tour, também foram apresentadas as opções de receitas disponíveis para tratamento e demonstrados os resultados de análises feitas em amostras tratadas que conferem a qualidade e confiança no processo desenvolvido pela Coamo.

 

O cooperado João Carlos de Souza, de Araruna (Centro-Oeste do Paraná), afirma que a qualidade das sementes Coamo é garantida e que os produtores podem utilizá-las sem medo. “Quando pegamos a semente para plantar no campo, não imaginamos o processo que elas são submetidas até chegarem nas nossas mãos. É uma experiência única conhecer todo esse processo, ter o conhecimento de todo o trabalho envolvido para que a semente chegue no campo com toda a segurança” declara.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.