Fazenda experimental 40 anos
40 ANOS DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Ao longo de quatro décadas a agropecuária brasileira passou por grandes transformações. Na maioria delas, a Fazenda Experimental Coamo contribuiu.
Resultado da visão e planejamento estratégico da diretoria da Coamo, a Fazenda Experimental está completando 40 anos. São quatro décadas cumprindo o objetivo de melhorar o ambiente produtivo e rentabilidade dos cooperados. A fazenda é reconhecida como um modelo e ponto de referência para a validação e desenvolvimento da pesquisa agropecuária brasileira.
Após esses anos, os cooperados da Coamo sempre interessados e ávidos por mais conhecimento e aprimoramento, evoluíram muito, e a Fazenda Experimental tem muito a ver com isso. Evolução que pode ser medida por meio de uma série de práticas que resultam em boas colheitas mediante a realização de um trabalho sério e planejado voltado para o quadro social, alicerçado na pesquisa de qualidade e na difusão de tecnologias que vem propiciando benefícios para os cooperados.
A iniciativa foi destaque na edição de novembro de 1975 do Jornal Coamo com a matéria “Fazenda Experimental, um grande laboratório para os produtores”. O texto afirmava que numa área de 35 alqueires a cooperativa estava desenvolvendo uma agricultura modelo, com novas técnicas aplicadas, procurando alcançar a maior produtividade possível”.
“A Fazenda Experimental vem cumprindo muito bem a sua missão no apoio e transmissão de ensinamentos, fazendo com que as modernas tecnologias cheguem de maneira fácil e aplicável aos produtores visando colheitas com mais qualidade e produtividade”, explica o engenheiro agrônomo e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.
Segundo ele, os 40 anos representam uma vitória de todos os cooperados, que têm o privilégio de receber da cooperativa uma assistência de qualidade que vai desde o planejamento para a escolha de variedades e insumos, passando pelo plantio e acompanhamento das lavouras com orientação eficiente até chegar ao momento da colheita e comercialização da produção. “São 40 anos de pesquisa e de desenvolvimento do cooperativismo de resultado praticado pela Coamo, sendo fruto da união, trabalho e participação maciça dos cooperados”, destaca.
A Fazenda Experimental Coamo utiliza uma área de 170 hectares, anexo ao parque industrial da cooperativa, em Campo Mourão, e surgiu da necessidade de facilitar a vida dos cooperados, com a realização de testes, ensaios e experimentos sobre novas técnicas de plantio, variedades, conservação de solos e de combate a doenças e pragas, uma vez que, seria muito difícil, oneroso e sem resultado confiável cada cooperado promover individualmente esse trabalho na sua propriedade.
Na fazenda são desenvolvidos diversos experimentos e testadas variedades, defensivos e fertilizantes agrícolas, máquinas e implementos, além de sistemas de plantio. De acordo com o gerente de Assistência Técnica Coamo, Marcelo Sumiya, a Fazenda Experimental é fundamental na difusão das tecnologias. “Ela funciona como um laboratório a céu aberto”, frisa.
Sumiya acrescenta que além de unidade de validação e transferência de novas tecnologias agrícolas, para cooperados e técnicos, a Fazenda Experimental ainda atua como fonte de referência para pesquisadores de órgãos oficiais e particulares. “É reconhecida em todo o país como uma das mais bem estruturadas unidades de pesquisa”, pondera.
A parceria firmada pela Coamo com as instituições de pesquisa e órgãos oficiais é destacada pelo presidente da Coamo como um motivo para o sucesso dos trabalhos na Fazenda Experimental da cooperativa. A unidade de pesquisa da Coamo é uma base física para todos os parceiros, sendo fonte de resultados que são validados pelos cooperados, usuários da pesquisa.
Os resultados da Coamo são conquistados com planejamento e de forma gradual e contínua. Nos últimos 40 anos, os cooperados têm avançado muito em correção da fertilidade e manejo do solo, utilização das mais modernas técnicas de cultivo. De colheitas de 70 sacas de soja por alqueire, no início da década de 70, a um salto nas produtividades atingindo médias de 160 a 180 sacas, e em alguns casos ultrapassando 200 sacas.
O superintendente Técnico da Coamo, José Varago, credita para a pesquisa e assistência técnica grande parcela da evolução que a agricultura teve nos últimos anos. De acordo com ele, é importante que os cooperados continuem buscando o serviço prestado pelo departamento de assistência técnica da cooperativa para que continuem tendo resultados positivos. “Devido ao custo elevado do insumos é, cada vez mais, necessário aproveitar ao máximo os seus benefícios. É preciso acompanhar a evolução e utilizar os insumos de forma que consigam obter o máximo da produtividade de cada lavoura.”
Segundo Varago um conjunto de fatores influenciaram para o desenvolvimento da agropecuária. “O agricultor sozinho não consegue mais fazer isso. Existe potencial para aumentar ainda mais essas médias e o segredo é tirar todos os benefícios proporcionados pela tecnologia existente. Também surgem novos desafios e a assistência técnica estará sempre aprimorando e acompanhando as pesquisas”, finaliza Varago.
Visita do ministro da Saúde, Adib Jatene, em setembro de 1995 |
detec da Coamo visitando ensaios em 1988 |
Ensaio de conservação de solo em parceria com o Iapar, em dezembro de 1976 |
Visita do presidente do Iapar Wilson Pam, em março de 1993 |
“A satisfação dos cooperados é a nossa recompensa.” A afirmação é do engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, responsável técnico pela Fazenda Experimental da Coamo, a qual considera a sua segunda casa. “É como sair na janela da varanda e receber a luz da pesquisa”, frisa.
Ele explica que a Fazenda da Coamo tem uma atuação macro sobre os temas que são fundamentais para o desenvolvimento da agropecuária, colaborando para a validação da pesquisa e promovendo maior rentabilidade para o produtor. “Fazemos o último acabamento da tecnologia antes da recomendação aos agricultores”, salienta.
Costa reitera que os resultados gerados dentro da fazenda da cooperativa têm sido decisivo para o aumento da produtividade e renda entre os associados. “São informações que chegam até os cooperados em primeira mão, garantindo que eles estejam sempre um passo à frente dos demais. Isso faz grande diferença”, comemora.
FAZENDA EM NÚMEROS
A Fazenda Experimental da Coamo foi fundada em 1975
170 hectares é o tamanho da área utilizada
A cada ano são realizados mais de 200 experimentos
80 funcionários trabalham diretamente nas atividades da Fazenda Experimental
Os Encontros de Cooperados de verão e de inverno fazem parte da programação de disseminação de tecnologias validadas na Fazenda
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.