Ingredientes
500 g de batata
200 g Farinha de Trigo Coamo
300 g de queijo mussarela ralado
10 g de sal
30 g de Margarina Coamo Família
10 g de sálvia picada
3 gemas de ovos
Modo de preparo
O segredo de um nhoque excelente está no cozimento das batatas. Muitas pessoas cozinham as batatas descascadas, mas para obtermos um nhoque leve e com liga devemos cozinhar as batatas com cascas, aumentando assim a quantidade de amido residual das mesmas. Outro ponto fundamental é não cozinhar demais, as batatas devem ser mantidas ao dente. Este ponto é observado quando colocamos um garfo nas batatas e ele entra com certa dificuldade. Após o cozimento, descasque as batatas e passe-as pelo espremedor. Antes de preparar a receita, espere as batatas esfriarem. Adicione 100 g de queijo ralado, 10 g de sal e a Farinha de Trigo Coamo e 3 gemas (coloque aos poucos até parar de grudar nas mãos).
Outro segredo do nhoque é não sovar a massa. Quanto mais você trabalha com a massa, mais trigo será necessário para dar o ponto, resultando num nhoque pesado. Faça bolinhas médias, com uns 3 cm de diâmetro. Abra a massinha com a mão fazendo um disco, coloque queijo no centro e feche-as. Em uma panela grande, coloque água até a metade e tempere-a com sal. Adicione os nhoques (aos poucos sem lotar a panela). Conforme os nhoques começarem a subir, apanhe-os e os coloque em uma frigideira aquecida, já com Margarina Coamo Família e a Sálvia picada. Salteie-os e finalize colocando-os em uma travessa. Esta é uma opção muito boa para congelarmos também. Após o preparo, antes do cozimento, podemos congelar e ela terá uma validade de 20 dias.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.