Ao longo dos seus 43 anos de existência, a Coamo sempre esteve perto dos seus cooperados e, neste sentido, um bom exemplo do processo de integração e desenvolvimento técnico do quadro social é o Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental, promovido há mais de três décadas com muito sucesso.
O Encontro de Cooperados, realizado neste ano no mês de fevereiro, é destaque nesta edição do Jornal Coamo. No evento, durante vários dias foram repassadas novas tecnologias pelos técnicos da Coamo e pesquisadores renomados de entidades e instituições de pesquisa parceiras da Coamo.
É elogiável e relevante o interesse e a participação anual de mais de 3.500 produtores cooperados que vêm de várias regiões do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Eles marcam presença e aprendem sobre tecnologias modernas. Isso é motivo de orgulho e satisfação para a diretoria da Coamo. Além, de ser fator de sucesso do nosso evento - tradicional e pioneiro na pesquisa brasileira - que oportuniza a reciclagem de informações, ampliação dos conhecimentos e o melhor planejamento do cultivo no campo.
Desta maneira, os cooperados, em primeira mão, têm acesso direto às tecnologias e novidades da pesquisa em contato direto com engenheiros agrônomos da Coamo e de importantes entidades - empresas públicas e privadas do país.
Como produtores somos privilegiados em contar com a participação e o ensinamento desses profissionais, que merecem destaque e o nosso agradecimento pela dedicação, visão e trabalho contínuo em prol da difusão e da mudança de conceitos, colaborando, sobremaneira, para a melhoria da condução das atividades e do ambiente produtivo rural.
Os resultados gerados pelo Encontro na Fazenda Experimental Coamo têm contribuído, ano após ano, para o aumento das produtividades e renda dos cooperados. Os números a cada safra comprovam essa performance.
Com o importante apoio técnico e o trabalho de vanguarda realizado pelo nosso Detec, os cooperados da Coamo estão sempre à frente, e planejando, cada vez melhor ,suas atividades estão colhendo e superando médias históricas de produção.
José Aroldo Gallassini, diretor-presidente da Coamo
CREDICOAMO – Outro destaque nesta edição do Jornal Coamo são os bons resultados da Credicoamo, a cooperativa de crédito dos cooperados da Coamo. Em assembleia neste mês de março, os cooperados aprovaram o balanço que resultou em ativo total de R$ 1,20 bilhão e sobras de R$ 36 milhões.
Com grande alegria e satisfação e, até mesmo surpresa, pela primeira vez, os cooperados da Credicoamo no Mato Grosso do Sul – agências de Amambaí, Aral Moreira, Laguna Carapã e Caarapó- receberam as sobras, provenientes da sua primeira participação na cooperativa de crédito em 2013. Ficamos felizes em estender este benefício para cooperados de outras regiões na área de ação da Credicoamo.
Com agilidade e atendimento desburocratizado, aliado aos menores custos de tarifas e taxas de juros, e as sobras na proporção da movimentação de cada cooperado, a Credicoamo é uma cooperativa de sucesso e referencial para o desenvolvimento das atividades dos mais de 11 mil cooperados, atuantes nas dezenas de agências nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
O cooperativismo praticado pela Credicoamo é de bons resultados. Sua performance a coloca entre as maiores cooperativas do Brasil e da América Latina. Oferecendo suporte necessário para o desenvolvimento econômico e social dos cooperados, a cooperativa apóia a condução das suas atividades, com uma estrutura forte e sólida, referendada como importante agente de desenvolvimento para milhares de associados.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.