Caros cooperados, este mês de novembro é duplamente especial. A Coamo comemora 45 anos e a Credicoamo, 26 anos de fundação. Parabéns aos associados, diretoria e funcionários, pois temos muito a comemorar.
Creio que nesses anos, o que mais se plantou não está na terra, mas no coração do agricultor e de todos os associados que acreditaram na força da cooperação. Plantamos a fé e nasceu a esperança.
Lembro do início de todo este trabalho que culminou com as reuniões e o surgimento da Coamo. Da condução dos primeiros experimentos de trigo na região de Campo Mourão, no período de abril a setembro de 1969, realizando pesquisa de competição de variedades, adubação, calagem e época de plantio. Depois, foi a vez da soja, que trouxe avanços e os agricultores passaram a ter uma outra preocupação. Afinal, para quem vender a produção?
Assim, ganhou força a ideia de montar uma cooperativa de produtores rurais. Não foi uma tarefa fácil, já que a região contava com terras impróprias para a exploração devido à acidez do solo, e a realidade dos agricultores que não conheciam a tecnologia agrícola. Só existiam cinco tratores, na época, e nos campos, poucas lavouras manuais de arroz, milho e algodão. O ciclo da madeira estava chegando ao fim na região, que era conhecida como a terra dos “três S” - sapé, samambaia e saúva.
Surgiu a Coamo, graças aos 79 fundadores pioneiros que, em 28 de novembro de 1970 se uniram e iniciaram esta grandiosa obra. Foram 45 anos com muitas histórias e conquistas maravilhosas.
Com a Coamo, os desafios foram vencidos e suplantados. O progresso e a tecnologia viraram realidade, transformando regiões e comunidades, com alta produtividade das lavouras, gerando renda e qualidade vida no ambiente produtivo rural.
Os produtores em todas as regiões onde têm uma unidade da Coamo e Credicoamo são privilegiados e felizes. Pelo seu alto espírito de união, trabalho e participação, são amparados pelo sistema cooperativista e comemoram o cooperativismo de resultado, em todas essas décadas.
Agradeço aos 28 mil associados que acreditam e empunham a bandeira do cooperativismo, juntando-se aos pioneiros que confiaram na união e sabiam que seria possível realizar e projetar a Coamo, como uma cooperativa forte, organizada, admirada e segura.
Também é importante agradecer o trabalho entusiasta e grandioso da nossa equipe de colaboradores e o apoio incondicional de todos, realizando atividades em benefício dos associados.
Agradeço, ainda, as diversas honrarias que tenho recebido, as quais partilho com todos os associados, diretoria e funcionários. Considero estes momentos como reconhecimento e fonte de inspiração, pois felizmente percebo que meu esforço está sendo reconhecido e recompensado.
Por fim, reafirmo que criatividade, competência, honestidade e competitividade são pilares que sempre fundamentaram a história da cooperativa. Com a missão de trabalhar para um futuro mais cooperativista, com propósitos definidos e a crença na busca constante pela excelência e satisfação como agricultor e cooperativista. Aliado ao espírito de companheirismo e trabalho para continuar construindo uma Coamo e Credicoamo grande e forte para atender, cada vez, melhor o quadro social.
|
Diretoria da Coamo: Ricardo Accioly Calderari, secretário, José Aroldo Gallassini, presidente e Cláudio Francisco Bianchi Rizzatto, vice-presidente |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.