|
Em Campo Mourão os beneficiados foram o Hospital Regional Santa Casa e o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan |
Uma corrente do bem mobilizou milhares de pessoas na área de ação da Coamo para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. Neste ano, funcionários e familiares da cooperativa participaram do Dia “C” Dia de Cooperar – considerado a maior rede cooperativista de voluntários, com engajamento na luta por um mundo mais justo, igualitário e solidário.
O dia C resultou em evento de grande repercussão na Coamo, motivando o espírito de solidariedade e ações sociais em prol da sociedade. Assim, os funcionários da Coamo se reuniram e doaram donativos às entidades assistenciais localizadas nos municípios da sua área de ação nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Em Campo Mourão, por exemplo, os beneficiados foram o Hospital Regional Santa Casa e o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan. Os presidentes das respectivas entidades - José Carlos Laurani e João Ernesto da Silva-, participaram da solenidade alusiva ao Dia do Cooperativismo e receberam um grande volume de produtos de materiais de limpeza e alimentícios doados pelos funcionários das diversas Unidades de Campo Mourão.
|
|
Entrega no Parque Industrial da cooperativa, em Campo Mourão |
Entrega na Gerência de Engenharia e Manutenção da cooperativa |
|
|
Ivaiporã (Centro-Norte do Paraná |
Caarapó (Sudoeste do Mato Grosso do Sul) |
Para a auxiliar administrativa da Coamo, Daniela Aparecida Poleski, a ação nada mais é do que os funcionários da cooperativa praticam diariamente. “Participamos de vários tipos de campanhas, sendo uma mensal na Casa das Fraldas, e também doação de sangue, além de outras. Essas ações como a do Dia C fazem parte da nossa cultura do Programa de Qualidade 5S, onde temos um calendário mensal para esse tipo de atividade. Nos sentimos felizes em poder colaborar para que o nosso próximo esteja melhor.”
|
Dia de Cooperar é realizado em todos os Estados brasileiros com ações de educação, cultura, esporte, lazer, integração e responsabilidade social. Mais de 1.250 cooperativas já desenvolvem projetos voluntários que visam melhorar as comunidades em que atuam. Em 2015, o Dia C beneficiou 2,5 milhões de pessoas. |
O presidente do Lar dos Velhinhos, João Ernesto recebeu os donativos e agradeceu a iniciativa da Coamo. “Agradecemos a diretoria da Coamo e todos os colaboradores por essa iniciativa que beneficia o nosso Lar dos Velhinhos. É uma ação que vem ao encontro das nossas necessidades. Sem esse tipo de ajuda não teríamos como manter uma instituição com 65 idosos. É importante lembrar ainda que todos eles são filhos e filhas de Campo Mourão, sendo a maioria agricultores. Que Deus abençoe a todos que colaboraram”, agradeceu.
Laurani, presidente da Santa Casa, também agradeceu em nome da Instituição. Segundo ele, para quem vê o tamanho da instituição pode até pensar que as doações são poucas, mas ele lembra que são ações como essa, que ajudam a manter o hospital funcionando. “Sem esse tipo de cooperação não chegaríamos a lugar nenhum, pois temos como exemplo a própria Coamo que começou com 79 cooperados e hoje são 28 mil. Essas doações parecem poucas pelo tamanho da Santa Casa, mas só nós sabemos a importância, inclusive de tantas outras que chegam por meio de pessoas anônimas. Agradecemos a todos os funcionários da Coamo e sua diretoria por essa iniciativa.”
O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini agradece o envolvimento e voluntariado dos funcionários. Ele entende que o Dia de Cooperar é uma oportunidade excelente para mostrar na prática os valores do cooperativismo com ênfase na solidariedade e união em prol do bem comum. “O cooperativismo é feito por gente e de gente. Assim, ficamos emocionados quando vemos esta participação voluntária dos funcionários em todas as Unidades praticando a cooperação e ajudando o próximo a ser melhor promovendo o bem-estar.” de ações transformadoras em benefício das comunidades”, ressalta.
|
|
São João do Ivaí (Centro-Norte do Paraná) |
Toledo (Oeste do Paraná) |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.