Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 473 | Setembro de 2017 | Campo Mourão - Paraná

CRÉDITO RURAL

CREDICOAMO FINANCIA AERONAVE AGRÍCOLA NO MS

Associado Luis Carlos Seibt com Daniel Bento Macedo, encarregado da Agência da Credicoamo em Dourados (MS)

Nunca antes na sua história, a Credicoamo havia financiado uma aeronave agrícola para seus associados. Mas com o apoio da sua cooperativa e por meio do BRDE/FCO, o associado Luis Carlos Seibt, agricultor há 25 anos, é o protagonista desta aquisição inédita de financiamento. Integrante da família Seibt, juntamente com suas irmãs Hilda Augusta e Irma Maria, ele explora atividade agrícola nos municípios de Bela Vista, Naviraí e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. 

O objeto do financiamento é uma aeronave modelo Ipanema EMB 203, produzida pela Embraer, adquirida por meio da agência da Credicoamo em Dourados (MS) mediante Termo de Cooperação Técnica com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Operação foi realizada pela Credicoamo com apoio do BRDE

“A aquisição da aeronave agrícola irá atender as nossas necessidades de logística, tendo em vista, a distância entre as propriedades, sem o aumento de maquinário necessário à pulverização convencional, com maior rapidez e rendimento na execução das tarefas com produtividade de até 100 hectares/hora, independentemente das condições operacionais do terreno, resultando em maior eficiência”, explica o associado Luis Seibt, satisfeito com a operação realizada com a Credicoamo.

A aeronave EMB-203 (Novo Ipanema) da Embraer, é um modelo de avião para operação agrícola da empresa derivado da família EMB-202A (Ipanema). É monomotora, com tecnologias modernas - altímetro a laser, controle de vazão de produtos, abertura e fechamento automático de bicos de pulverização por meio do sistema GPS, entre outros, além de possuir fuselagem montada sobre asa baixa e trem de pouso convencional com rodas para operar em pistas pavimentadas e não pavimentadas. Utiliza etanol como combustível, o mesmo utilizado nos veículos brasileiros,  voltado especificamente à atividade agrícola e produzido há mais de 40 anos pela companhia brasileira.

Os aviões agrícolas estão por toda a parte, de Norte a Sul do país. De acordo com a Embraer, o Brasil é o segundo país do mundo que mais utiliza aviões agrícolas no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. “Enquanto um avião agrícola faz a aplicação em mil hectares por dia, por meio terrestre se faz somente 400 hectares" , informa Marcelo Gerulaitis, diretor comercial do Ipanema.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.