Agregar valor à produção dos seus associados com desenvolvimento sustentável é missão da Coamo e integra suas Diretrizes Corporativas. Todo o trabalho realizado pela Coamo diariamente com a competência e o profissionalismo dos seus funcionários visa unicamente o desenvolvimento técnico, educacional e social dos seus mais de 28 mil cooperados.
Muitos são os benefícios disponibilizados pela cooperativa em prol do progresso dos produtores associados.
Para divulgar e mostrar ao quadro social quais são estes benefícios e como eles são planejados e disponibilizados, a Coamo organizou os Benefícios em três pilares – “Cooperação além do campo”, “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” e “Logística, Gestão e Suporte”, abrangendo todas as áreas e atividades que atuam diretamente em todo o processo da cadeia produtiva, desde a aquisição dos insumos até o recebimento, industrialização, comercialização e exportação da produção.
A Revista Coamo inicia a partir desta edição uma série de matérias para destacar esses Benefícios aos Cooperados, como forma de apresentar a importância dessas facilidades, que têm o propósito de melhorar a produtividade, renda e o status sócio-econômico dos cooperados e familiares.
Os cooperados da Coamo sabem que o sucesso das suas lavouras começa com um bom planejamento, apoio da assistência técnica e a definição do que plantar, de qual nível tecnológico utilizar para produzir mais e melhor.
Neste processo de planejamento, por meio do Plano Safra Coamo, os associados estabelecem um plano de ação e definem junto com os agrônomos de acordo com a realidade das suas propriedades quais os insumos e as quantidades necessárias a serem utilizadas a cada safra, seja no verão ou inverno. Por este motivo, nada melhor do que saber qual a real necessidade para cada propriedade e diante disso planejar a melhor forma para começar a safra.
Como resultado deste trabalho, a cooperativa vai ao mercado e adquiri os melhores insumos com preços acessíveis junto aos fornecedores dos diversos produtos.
Os insumos são de alta qualidade e para sua comprovação e eficiência, na Fazenda Experimental da Coamo, são testadas variedades, defensivos e fertilizantes agrícolas, máquinas e implementos, além de sistemas de plantio, cujos resultados são transmitidos aos associados depois de aprovados pelos especialistas da área Técnica em parceria com os pesquisadores.
“A Coamo é voltada exclusivamente para o sucesso dos seus cooperados, então o nosso propósito é garantir a eles os insumos com antecedência e desta maneira, proporcionar a tranquilidade necessária para o plantio. Na prática, os produtores têm o produto certo, na hora certa e podem retirar dos armazéns da cooperativa quando melhor lhe convier”, explica o engenheiro agrônomo Aquiles de Oliveira Dias, superintendente Técnico da Coamo, cuja área tem entre suas atribuições a responsabilidade de com prar e fornecer os bens de loja e insumos aos cooperados.
Segundo Dias, pensando no incremento da produtividade e redução de custos é que a Coamo oferece todos os anos o Plano Safra, que graças a um forte trabalho da cooperativa resulta em melhores condições de preços, prazo e na garantia da entrega dos insumos aos associados no momento certo.
|
Cooperado Jean Carlos Coltro Boiko destaca serviço da Coamo que oferece insumos no momento que precisar |
A cena se repete nos últimos anos no entreposto da Coamo em Manoel Ribas, região Centro do Paraná. O jovem cooperado Jean Carlos Coltro Boiko, 23, que faz parte da terceira geração de agricultores cooperados da Coamo – o avô é Albino Coltro, associado desde 1984 e o pai Valdomiro Boiko foi admitido em 1996-, de posse da nota fiscal ele se dirige ao armazém da cooperativa e faz a retirada dos insumos que precisa para plantar e controlar suas lavouras.
Jean Carlos cultiva com o pai um total de 148 alqueires, onde planta soja e trigo. Na soja, sua produtividade média é de 180 sacas por alqueire. Neste mês ele retira insumos para a lavoura de trigo, visando as últimas aplicações, mas em breve irá se abastecer de sementes de soja para semear a safra 2018/19 na propriedade da família.
“Somos 100% Coamo e isso é bom, as vantagens são grandes e o nosso cooperativismo com a Coamo é forte e seguro”, garante o cooperado.
Ele ressalta que o trabalho realizado pela Coamo é sério e de qualidade, dando a tranquilidade e a confiança que os associados precisam para plantar e produzir. “As providências para a nossa próxima safra já foram feitas, fizemos o Plano Safra, adquirimos os insumos com antecedência e boas condições, e agora é só esperar o momento certo para buscar os produtos no armazém da Coamo. Isso tudo é muito bom, porque além de reservar os insumos e ter qualidade, temos a segurança que a cooperativa nos oferece, porque a gente não precisa deixar as sementes, os defensivos, guardados na fazenda. A gente vem na Coamo com o caminhão ou a camionete e retira somente o que precisa. Esta é uma vantagem, muito grande que a gente valoriza”, considera.
O presidente da Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini destaca que a parceria entre a Coamo e os cooperados garante um importante benefício e promove resultados satisfatórios. “Os cooperados sabem dos benefícios que a Coamo oferece para que eles possam produzir bem, mas entendo ser muito importante lembrar e divulgar a todos os benefícios que a cooperativa disponibiliza no dia a dia. Tenho certeza que o quadro social da Coamo é privilegiado pela quantidade e qualidade das facilidades que tem nas unidades de negócios. Trabalhamos para isso, com o foco em agregar valor às atividades dos cooperados, como a cooperativa que é, bem-estruturada, sólida e segura para apoiá-los em todos os momentos”, afirma Gallassini.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.