Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 485 | Outubro de 2018 | Campo Mourão - Paraná

DESENVOLVIMENTO

ESPALHANDO O BEM

Atentas a cada detalhe, participantes são empenhadas para aprender e repassar o conhecimento adquirido à familiares e amigos Ponta pé inicial foi dado no Mulher Atual, evento que é promovido pela Coamo em parceria com o Senar/PR

Em diversos municípios da área de ação da Coamo, o curso Mulher Atual tem sido um divisor de águas na vida de muitas mulheres. Os relatos são sempre de otimismo e mudança de vida nas esferas profissional, pessoal e familiar. Resultados tão bons que em Tupãssi no Oeste do Paraná, as participantes do evento decidiram dar continuidade à semente plantada dentro da cooperativa. Isso porque, cooperadas, esposas e filhas de cooperados de duas turmas se reuniram e buscaram um curso mais aprofundado intitulado de “Liderança do Eu”.

Tudo começou durante a realização da 2ª turma do Mulher Atual, onde as participantes procuraram a instrutora e coaching, Maria José Andreacci Zuleger, solicitando uma continuação para os ensinamentos que estavam tendo. Sonia Aparecida Sartori de Bortoli, foi a porta voz da turma e atualmente coordena a organização dos encontros. “Tivemos a necessidade de aprender mais, para melhorar ainda mais a vida em nosso lar e dos nossos amigos. O aprendizado do Mulher Atual foi uma luz que surgiu para vermos que precisávamos aprender ainda mais”, revela Sônia.

O ponta pé inicial foi dado no Mulher Atual, evento que é promovido pela Coamo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR) em toda a área de ação da cooperativa. Como o acesso delas ao curso foi por meio da Coamo, nesta nova etapa a cooperativa cedeu o espaço para elas realizarem os encontros do “Liderança do Eu”. “Elas brincavam comigo se tinha um pós do Mulher Atual? Eu então contei que tinha um projeto para uma continuidade e que gostaria de colocar em prática e elas se interessaram”, lembra Maria José.

O “Liderança do eu” conta com dez módulos realizados em encontros mensais. Assim, somado aos dois meses do Mulher Atual, elas passam um ano estudando e partilhando histórias. “Abordamos temas que são inerentes aos desafios que o ser humano está enfrentando no mundo atual. Estamos no sétimo módulo com uma metodologia vivencial. Elas têm um mês até o próximo encontro para colocar tudo o que aprenderam em prática. Portanto, não é só o conhecimento que estão levando, elas estão vivendo e esses são os frutos do programa”, explica a coaching. 

Jandira da Silva Bonetti Tomasi, também faz parte desta turma e conta que todo aprendizado procura repassar para outras pessoas. “Mudei tudo em minha vida. Passei a valorizar mais a minha vida, famílias e amigos. Sem contar, que tudo que aprendo neste curso consigo passar para as pessoas que convivem comigo para todos terem uma vida melhor. Quando passamos por alguma dificuldade, lembramos do que aprendemos aqui e conseguimos colocar em prática esses ensinamentos tanto para nós mesmos, quanto para ajudar os outros. ”

Outra participante, Adriana Marin Gottardi, salienta que o Mulher Atual foi o despertar de uma nova consciência. “Continuamos com o grupo pela necessidade de dar continuidade ao que nos foi ensinado no Mulher Atual. Estamos trabalhando vários temas, que têm me ensinado a viver cada momento de uma vez, estar mais presente no aqui e agora. Encontrar o belo nas pequenas coisas. Sentir a presença de Deus em mim a todo momento. Isso nos faz enxergar sempre o lado positivo. É uma mudança interior que se reflete em toda a nossa vida exterior. ”

Maria José Andreacci Zuleger Sonia Aparecida Sartori de Bortoli Jandira da Silva Bonetti Tomasi Adriana Marin Gottardi
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.