|
José Aroldo Gallassini, foi reeleito como presidente do Conselho de Administração 2020/2024 |
Considerando a realidade atual e vislumbrando o futuro da Coamo, que no dia 28 de novembro, completará 50 anos, os associados aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no dia 02 de outubro de 2019, a reforma integral do Estatuto Social com ênfase na adequação da estrutura de Governança Corporativa. Para dar sequência a esse trabalho, na Assembleia do dia 10 de fevereiro deste ano, foi eleito o engenheiro agrônomo e idealizador da cooperativa, José Aroldo Gallassini, para presidente do Conselho de Administração 2020/2024.
O novo Conselho de Administração eleito tem a seguinte composição - Presidente do Conselho: José Aroldo Gallassini, membros vogais: Claudio Francisco Bianchi Rizzatto, Ricardo Accioly Calderari, Joaquim Peres Montans, Anselmo Coutinho Machado, Emilio Magne Guerreiro Júnior, Wilson Pereira de Godoy, Rogério de Mello Barth e Adriano Bartchechen. Foram eleitos para a gestão 2020 do Conselho Fiscal os associados Ricieri Zanata Neto, Diego Rogério Chitolina e Jonathan Henrique Welz Negri (Membros Efetivos); Eder Ricci, Clóvis Antonio Brunetta e Jorge Luiz Tonet (Membros Suplentes).
Gallassini diz que ao longo dos últimos anos apresentou aos associados em dezenas de reuniões a importância do cooperativismo praticado pela Coamo em prol do desenvolvimento das famílias cooperadas e quanto ao futuro da Coamo. “Não fizemos a Coamo apenas para uma geração, mas para sempre, que ela seja perpétua e uma cooperativa cada vez mais atualizada e em condições de acompanhar o desenvolvimento das mais variadas tecnologias, nos campos agrícola, pecuário, industrial ou administrativo.”
|
Conselho de Administração 2020/2024: Adriano Bartchechen, Rogério de Mello Barth, Emilio Magne Guerreiro Júnior, Wilson Pereira de Godoy, Claudio Francisco Bianchi Rizzatto, José Aroldo Gallassini, Ricardo Accioly Calderari, Joaquim Peres Montans e Anselmo Coutinho Machado |
O presidente da Coamo diz que a cooperativa terá que ser sempre jovem e essa juventude não se trata puramente da idade cronológica das pessoas, mas sim, na sua forma de pensar e absorver as mudanças em todos os campos da sociedade, como na incorporação das novas tecnologias. Isso porque, temos jovens que pensam como velhos e temos velhos que pensam como jovens. Ele lembra que a Coamo cresceu sempre sólida e atualizada, com um sistema de administração que deu certo, desde a sua fundação em 28 de novembro de 1970, porém existe a necessidade de preparar a cooperativa para as novas gerações.
Ele recorda que o processo de reestruturação organizacional da cooperativa iniciou em 2018. “Fizemos a reestruturação com uma visão de áreas com foco nos negócios, o que resultou no desmembramento de algumas gerências angulares, criação de novas gerências e novas áreas de administração. Essa reestruturação faz parte da implantação do Planejamento Estratégico e propicia a equipe de Administração um posicionamento abrangente de todas as atividades inerentes a cada área.”
A nova estrutura administrativa aprovada pelos associados é resultado de uma preparação de quatro anos e dá um passo importante na profissionalização da Coamo, haja vista, que o Conselho de Administração eleito pelo quadro social será responsável pela parte estratégica da cooperativa.
A Diretoria Executiva, por sua vez, será subordinada ao Conselho de Administração e composta por um presidente executivo e, inicialmente, por cinco diretores executivos, tendo a função de operacionalização das atividades organizacionais e tomar as decisões necessárias relacionadas com o objetivo social conforme as diretrizes emanadas do Conselho de Administração.
“Para que essa reestruturação aconteça com tranquilidade, o presidente do Conselho de Administração dará expediente integral na cooperativa, acompanhará mais de perto essa mudança e irá preparando, não somente os membros da nova Diretoria Executiva, mas também, implementando junto aos Conselhos de Administração e Fiscal, o novo conceito na estrutura de governança corporativa”, explica Gallassini, acrescentando que “A Diretoria Executiva exercerá as competências atribuídas no estatuto social, regimento interno e resoluções do Conselho de Administração.”
|
Conselho Fiscal para a gestão 2020: Ricieri Zanatta Neto, Diego Rogério Chitolina e Jonathan Henrique Welz Negri (Membros Efetivos); Eder Ricci, Clóvis Antonio Brunetta e Jorge Luiz Tonet (Membros Suplentes). |
|
Diretoria Executiva Coamo: Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica, Edenilson Carlos de Oliveira, diretor de Logística e Operações, Divaldo Corrêa, diretor Industrial, Airton Galinari, presidente executivo, Rogério Trannin de Mello, diretor Comercial, e Antonio Sérgio Gabriel, diretor Administrativo e Financeiro |
Durante a Assembleia, foi apresentada a diretoria executiva dentro do novo modelo de governança na cooperativa, composta pelo presidente Executivo Airton Galinari, diretor Administrativo e Financeiro, Antonio Sérgio Gabriel, diretor Comercial, Rogério Trannin de Mello, diretor Industrial , Divaldo Correa, diretor de Logística e Operações, Edenilson Carlos de Oliveira, e Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica.
Conforme o artigo 49 do Estatuto Social da Coamo, a Diretoria Executiva é um órgão subordinado ao Conselho de Administração e tem por função, dirigir as atividades organizacionais, tomar as decisões necessárias relacionadas com o objetivo social, com as operações da cooperativa, exercer as atribuições e competências atribuídas no Estatuto Social, Regimento Interno e as Resoluções do Conselho de Administração.
O presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari destaca a participação do engenheiro agrônomo e idealizador da cooperativa, José Aroldo Gallassini reeleito presidente do Conselho de Administração e a aprovação dos associados para que ele continue dando expediente integral. “O Dr. Aroldo é uma referência e contribui decisivamente pela sua experiência e competência para o desenvolvimento e sucesso da Coamo. Com certeza, a frente do Conselho de Administração cumprirá a função de proteger e valorizar a cooperativa, bem como, promover o desenvolvimento socioeconômico dos associados”, afirma Galinari.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.