29 MIL COAMOS Cooperado quis, cooperado fez
Departamento técnico
Unidos pelo mesmo ideal e com fé na solidariedade entre os homens, foram identificados quais eram os problemas e as necessidades da época e, juntos, partiram para a solução: a solução foi a Coamo. Portanto, cada cooperado é uma Coamo. Porque a Coamo é exatamente a vontade de seu cooperado.
Quando os 79 agricultores se uniram – e hoje são mais de 29 mil – não foi simplesmente para ficarem juntos, mas sim para fazerem alguma coisa juntos. Como precisavam de armazéns para guardar seus produtos, subscreveram capital na Coamo, financiaram esse capital e com o dinheiro do financiamento construíram os armazéns que precisavam. E esses armazéns foram construídos sempre perto das propriedades dos cooperados.
Depois concluíram que precisavam se abastecerem dos insumos modernos para poderem plantar e obter uma maior produtividade. Sementes selecionadas, adubos e defensivos de qualidade e a preços justos. Assim, por meio da Coamo, foi possível fazer concorrência e comprarem em conjunto tudo o que precisavam. E algo muito importante: esses insumos estão sempre na hora certa que o cooperado precisa para plantar.
Como diz o ditado: “uma coisa puxa a outra”. Na época, já não bastava mais ter esses insumos na hora certa, e a preços justos. Era preciso mais. Era preciso que tivesse alguém, com conhecimento técnico agronômico, que orientasse os cooperados sobre a melhor forma de aplicar esses insumos, cultivar a terra e preservá-la.
Foi então que se criou o Departamento Técnico, que inicialmente prestava assistência técnica agronômica, mas que hoje, por necessidade dos cooperados, também presta assistência médica veterinária.
O departamento Técnico exerce um papel de muita importância junto ao quadro social, principalmente na redução dos custos de produção, aumento da produtividade, conservação e fertilidade do solo.
|
Primeiros armazéns da Coamo na década de 1970 |
|
Encontro de cooperados na Fazenda Experimental Coamo |
Novas técnicas de plantio, de conservação de solos, de combate a doenças e pragas foram surgindo. Mas, para cada produtor testar tudo isso em sua propriedade sairia muito caro, dificultoso e sem um resultado confiável. Surgiu então a necessidade de todos se unirem e proceder testes em um só lugar. Foi assim que em 1975 surgiu a Fazenda Experimental Coamo, onde se desenvolvem experimentos com novas variedades de cultivares. Onde os novos defensivos e variedades que surgem são testados, para depois serem utilizados pelos cooperados. Além desses serviços, a Fazenda é uma escola para os cooperados e um grande ponto de apoio para a formação da equipe técnica.
|
Unidade da Coamo em Boa Esperança |
Como as coisas foram dando certo, porque os cooperados, cada vez mais unidos, viam, a cada ano que passava, o seu ideal se concretizar e fortalecer, a cooperativa foi pegando corpo e pode contratar técnicos em outras áreas como comercialização e administração em geral, os quais sempre procuraram melhorar os serviços prestados aos cooperados, podendo assim resolver os seus problemas de forma conjunta.
Desta forma, outras regiões, vendo que com a união de todos podiam resolver seus problemas comuns, pediam que as experiências dos cooperados da Coamo fossem transferidas para outras localidades. Assim, a Coamo está presente em 71 municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
|
Melhoria da qualidade de vida da família cooperada sempre foi objetivo do trabalho da Coamo |
Assim foi acontecendo. A união de grandes, médios e pequenos produtores rurais foi conseguindo resolver os seus problemas comuns.
Os pequenos cooperados, entenderam que necessitavam ter uma atividade alternativa em sua propriedade, que viesse a ocupar melhor o tempo disponível em suas atividades e, ao mesmo tempo, lhes proporcionasse uma renda extra.
Pois isto foi possível de ser concretizado, por meio da criação de projetos como Colono, Suinocultura, Gado Leiteiro e Café Adensado, entre outros, os quais, com uma assistência técnica personalizada atenderam as necessidades dos cooperados em determinado período desses 50 anos.
Buscando atender uma necessidade que as esposas e filhas dos cooperados tinham, de conhecer mais sobre economia doméstica, higiene no lar, artesanato, fabricação de conservas e indústria caseira foi criado o Departamento Educacional e Social. Atualmente, este trabalho que tem foco na gestão é coordenador pela Assessoria de Cooperativismo.
|
Industrialização na Coamo começou com Moinho de Trigo, em 1975, antecedendo a primeira indústria de óleo de soja, em 1981 |
Com o crescimento das atividades, os cooperados foram vendo que podiam agregar mais valor aos seus produtos, e, assim, comercializá- -los melhor, abrindo, inclusive outros mercados.
Dentro deste espírito de crescimento industrial, é que os cooperados, em Assembleias Gerais, aprovaram a construção de indústrias em Campo Mourão, Paranaguá e Dourados.
Os cooperados da Coamo passaram a pensar como verdadeiros empresários, não só no campo, como também no comércio e indústria. Passaram a entender que se buscassem diretamente o mercado consumidor, empacotando seus produtos e comercializando diretamente aos supermercados, poderiam ter uma melhor estabilidade nos preços dos produtos.
|
Assembleia de instalação da Credicoamo, em 1989 |
Os recursos que sobravam em épocas anteriores eram depositados em bancos, mas nem sempre esses recursos retornavam em forma de financiamentos. Então, os cooperados pensaram, por que não fazer a nossa cooperativa de crédito? Assim nasceu a Credicoamo, em 1989, a cooperativa de crédito dos cooperados da Coamo. Desta forma, os recursos dos cooperados financiam os próprios cooperados.
Ampliando os benefícios para os cooperados, em 2008 foi criada a Via Sollus Corretora de Seguros para fornecer e contratar seguros em diversos segmentos, para atender às necessidades dos segurados cooperados, funcionários e comunidade.
Nem só de trabalho vive o cooperado. Pensando nisso e para que eles pudessem ter também um divertimento e ao mesmo confraternização em 1993 foi criada a Copa Coamo de Futebol Suíço.
A Copa Coamo é a Copa do Mundo dos Cooperados que junto com a sua família e companheiros vivem o evento em um ambiente saudável. O principal objetivo é por meio do esporte tornar o cooperativismo mais forte, com elevado espírito de solidariedade e integração.
|
Administração da Coamo em Campo Mourão na década de 1980 |
|
Administração da Coamo em Campo Mourão na década de 1980 Atualmente, a estrutura de apoio aos entrepostos é realizada na Administração Central |
A Coamo é exatamente a vontade do seu cooperado. Quando ele entrega seu produto na Coamo, e abastece de insumos, está operando com a sua própria empresa, que foi criada para prestar serviços e desenvolvimento sustentável. Antes dele ser atendido, é acolhido no ambiente da cooperativa.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.