Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 510 | Janeiro/Fevereiro de 2021 | Campo Mourão - Paraná

MÍDIA INFANTIL

Coamo lança revistinha

Pensando em preparar a Coamo para as próximas gerações, apresentando para as crianças de forma lúdica e com linguagem específica e atrativa os princípios da filosofia cooperativista, a cooperativa lançou a revistinha Coamo Kids. Uma forma divertida de interagir com os filhos de associados, mostrando em histórias de quadrinhos criativas, o fascinante sistema cooperativista, pelo qual seus pais se desenvolvem na atividade agrícola.

Com periodicidade trimestral, a revistinha vai contar em cada edição como funciona uma cooperativa e o ato de cooperar, por meio de diálogos descontraídos e relatos de uma turminha especial, formada por seis personagens infantis criados com base nas características de cooperados e funcionários, e no dia a dia da cooperativa. Em busca da realização de seus sonhos eles se aventuram no mundo.

José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo, com algumas crianças presentes no dia do lançamento da revistinha Coamo Kids

Equipe da assessoria de Cooperativismo da Coamo
Lançamento da revistinha Coamo Kids

Palavra dos criadores

Clauber dos Santos Sousa e Nara Silveira são os responsáveis pelos desenhos e enredo da revistinha Coamo Kids

O design gráfico Clauber dos Santos Sousa é o responsável pelas ilustrações da Coamo Kids. "Um projeto deste, quando está sendo criado, nos permite revisitar a infância enquanto trabalhamos. Talvez por isso, ao traçar cada expressão dos personagens, sorrimos com eles."

De acordo com ele, o resultado não poderia ser diferente. "Um material gostoso de consumir, com uma linguagem divertida, brincadeiras simples que envolvem as crianças e a família, ensinando o valor de cooperar. Como criadores, é muito gratificante ver traços, linhas, riscos e rabiscos no papel, ganhar vida no imaginário das crianças. Que Lili, Dinho, Lari, Gael, Martin e Pirata possam crescer juntos com toda a criançada da Coamo", destaca Souza.

A educadora, Nara Liane Ávila Prieto Silveira, é a responsável pelo enredo da Coamo Kids. Ela diz que fazer uma revista infantil ou infanto-juvenil é um desafio, por ser um público exigente e pela responsabilidade da proposta. "São muitos cuidados envolvidos. É preciso dialogar com as propostas pedagógicas, pois as famílias precisam estar tranquilas com aquilo que ofertamos."

Ela diz que a preocupação da Coamo com cada detalhe, fez das reuniões de trabalho um momento de cocriação importante, sendo levado para cada diálogo, cada traço trabalhado na construção. "Nossa expectativa é que o público goste tanto da Coamo Kids, quanto nós amamos fazer esta criação."

Integração Cooperativista

Família Santiago comemorou a chegada da revistinha

Na opinião do assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, a revistinha será uma importante ferramenta de integração da garotada. “Traz muita informação e ajuda a envolver este público infantil. As crianças gostaram muito, gerou bastante interesse e, com certeza, vai criar muita expectativa a cada edição”, diz.

Para o presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, a revistinha será um instrumento importante para fortalecer a filosofia cooperativista. “É uma forma de contar um pouco sobre tudo que fazemos na Coamo e o quanto é importante o cooperativismo. Por meio dessa revista vamos gerar mais curiosidade nas crianças sobre o trabalho que desenvolvemos”, observa Gallassini.

Dulce Santiago, esposa de cooperado, entende que a revistinha será um elo entre as crianças e a cooperativa. “A Coamo sempre nos surpreende, colocando a família em primeiro lugar. Essa revista será uma ligação importante entre a cooperativa e as crianças, valorizando ainda mais essa convivência. É um projeto interessante que nos deixa emocionados porque traz não só o cooperado para a cooperativa, mas também a esposa e filhos.”

Conheça a turminha

Lili é a líder da turminha, e a principal personagem. Mora no sítio, é estudiosa, gosta de ser a primeira da classe e têm objetivo de ser agrônoma e cooperada da Coamo como seus pais. É competitiva, curiosa, explosiva e não gosta de ser contrariada.

Dinho é morador da cidade e sonha trabalhar na Coamo com o seu pai, que já é funcionário. Adora fazer cálculos, gosta de jogos de estratégia e odeia tirar notas mais baixas que a Lili. Competitivo, é organizado, estratégico, sensato e racional. Ficou com nota 10 em matemática em todos os bimestres do ano letivo anterior.

Também morador na cidade, Gael quer ser jogador de futebol quando crescer. Gosta de ver jogo na televisão, não curte acordar cedo e adora conversar, contar histórias e fazer amigos. De personalidade cativante foi campeão de torcida na Copa Coamo em que seu pai foi goleador da competição.

A youtuber da turma Lari é irmã do Gael. Quer ter muitos seguidores em seu canal. Ama cantar e desenhar e assistir desenhos. Não gosta filmes de terror. Tem personalidade criativa, sempre pensando em maneiras de se expressar artisticamente.

Martin é outro que mora no campo e quer ser fazendeiro como os pais. Muito brincalhão, gosta de contar histórias, criar brincadeiras e pregar peça nos amigos. Foge quando tem de arrumar o quarto. É o mais bagunceiro da sala e ficou de castigo porque colocou um sapo na bolsa da diretora.

O cãozinho Pirata completa a trupe. É o companheiro inseparável de Martin, e faz a alegria de toda a turminha. Mascote de estimação de todos, gosta de rastrear, farejar e correr com Martin. E lógico, não curte tomar banho. É brincalhão e muito bagunceiro. Chegou no sítio ainda ¬filhote e logo apegou-se com Martin. Foi amor à primeira vista.

Lançamento em Bragantina (PR)

Vila Nova (PR)

Crianças motivadas

Entrega em Peabiru
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.