Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 511 | Março de 2021 | Campo Mourão - Paraná

PLANO SAFRA COAMO

Planejamento de sucesso

Eides Guedes, de Janiópolis (PR), diz que as campanhas realizadas pela Coamo são de suma importância para os cooperados

Com a colheita das culturas de verão em andamento na área de ação dos cooperados da Coamo, o planejamento já se volta para a safra 2021/22. Isso porque a cooperativa realizou entre os dias 08 de fevereiro e 13 de março o Plano Safra Verão.

Eides Guedes, de Janiópolis (Centro-Oeste do Paraná), destaca que para os cooperados, as campanhas realizadas pela Coamo são de suma importância. Ele adere a esse benefício desde quando se cooperou à Coamo. “Participo de todos os planos oferecidos pela cooperativa. É a melhor oportunidade de adquirir os insumos e programar a implantação da lavoura com antecedência, criando uma dinâmica de controle e planejamento.”

O cooperado ressalta que a cada ano surgem novas tecnologias que vão se adequando ao campo, e a Coamo, por meio de sua assistência técnica, disponibiliza em tempo real todas as tecnologias que surgem no agronegócio. “Isso proporciona a adesão e implementação dessas novidades com o objetivo de produzir mais e dar mais lucro para o agricultor.”

Conforme ele, na Coamo os cooperados sabem que terão os insumos adquiridos nas campanhas no momento que precisar. “A cooperativa entrega, criteriosamente, o que é adquirido e isso dá segurança. Sabemos que os produtos estarão à nossa disposição para fazer a retirada no momento certo.”

André, Juliano, Domingo e Adriano Benini, de Luiziana (PR), aproveitam o plano safra da Coamo para fazer o planejamento das lavouras

Sem esse trabalho da Coamo, Guedes diz que seria mais difícil a busca pelos insumos. “Usamos uma gama de produtos e teríamos que sair no mercado para adquiri-los. Seria um transtorno a aquisição e depois a logística para receber todos os insumos a tempo. A Coamo faz esse trabalho para nós. Esperamos por esse momento para fazer o melhor negócio.”

Juliano Benini, de Luiziana (Centro-Oeste do Paraná), ficou surpreso com a campanha mais cedo do que o habitual. Mas, sabe que a Coamo lançou a melhor oportunidade para ter os bons preços e oportunidades de bons negócios. “Esse benefício ajuda no planejamento, e o quanto antes for realizado, melhor para nós que adquirimos os produtos agora e sabemos que lá na frente, quando precisarmos dos insumos, teremos no momento certo.”

Benini comenta que devido ao dinamismo da agricultura, a janela entre uma safra e outra está cada vez mais apertada. “Se não tivermos os produtos no momento certo, não teremos o mesmo sucesso na colheita”, frisa.

De acordo com o cooperado, as variedades e os insumos são definidos conforme os seus resultados na região. “São os produtos que entendemos serem os melhores para a nossa realidade.” Cooperado desde 2005, Benini conta que a adesão aos planos oferecidos pela Coamo é tradição que vem do pai, seu Domingo e foi repassada para os irmãos André e Adriano.

Juliano ressalta que a cada ano, novos investimentos são realizados para a condução das lavouras. “Nosso objetivo é sempre colher mais e melhorar a rentabilidade. Temos os desafios e incertezas com o clima, mas no que depender de nós, estamos fazendo o melhor.”

Magno Arthur Guimarães Rocha, de Palmital (PR), garantiu os insumos para o plantio de trigo e da soja por meio do Plano Safra da Coamo

Magno Arthur Guimarães Rocha, de Palmital (Centro do Paraná), pecuarista por tradição e há dois anos no ramo da agricultura, está satisfeito com os resultados alcançados com a nova opção de atividade e, principalmente, com o apoio que vem recebendo da Coamo. O cooperado garantiu os insumos para o plantio de trigo e da soja por meio do Plano Safra da Coamo. “Fiz um bom negócio em razão das boas condições oferecidas pela cooperativa”, assinala.

Aquiles Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, observa que o Plano Safra Verão 2021/22 foi o mais cedo lançado em toda a história da cooperativa. “Fizemos isso porque era a melhor oportunidade de oferecermos esse benefício aos cooperados. Analisamos todas as condições de mercado e conseguimos os melhores valores”, pondera.

Depois que o plano foi lançado, os preços da soja e do milho aumentaram propiciando a melhor relação de troca para os cooperados. “A relação de troca melhorou de 10 a 15% para os cooperados. Significa que ele precisa de menos soja e milho para pagar os custos de produção”, assinala o diretor.

Conforme Dias, os cooperados estão investindo mais nas lavouras, utilizando tecnologia de ponta e aproveitando o momento favorável para a agricultura. “Recomendamos o uso máximo de tecnologia para alcançar todo o potencial das culturas e melhorar a rentabilidade. Agradecemos os cooperados que confiaram nessa estratégia assertiva. Foi em um momento em que estavam envolvidos com a colheita da safra de verão e o plantio da segunda safra, mas fizeram questão de aproveitar o plano safra da Coamo.”

Aquiles Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.