|
|
Frederico Stellato Farias: "o aplicativo superou as expectativas" |
Emílio Guerreiro: "usar a plataforma é como ter o escritório na palma da mão" |
O cooperado, Emílio Magne Guerreiro Junior, de Campo Mourão (Centro- -Oeste do Paraná), foi um dos produtores que apresentou a demanda do aplicativo à Coamo. De acordo com ele, a ideia surgiu após uma palestra de José Aroldo Galassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, que falava sobre a importância dos jovens na cooperativa. "O objetivo era levar o cooperativismo para mais perto do cooperado, e era preciso uma ferramenta para que fosse alcançado. Daí surgiu a ideia do aplicativo, já que o smartphone está nas mãos da maioria das pessoas e praticamente todos os cooperados têm", diz.
Guerreiro observa que o processo de formatação foi bem particular. “Foi bem coisa de agricultor, desenhamos no papel, escrevemos como seriam os botões, quais as informações que teriam. Criamos as necessidades e buscamos o que mais utilizamos na cooperativa”, conta o cooperado.
Segundo o cooperado, o aplicativo estará sempre em processo de atualização, para trazer mais funcionalidades e benefícios, ficar mais interativo e dinâmico, com objetivo de estreitar o relacionamento entre cooperativa e cooperado. “O aplicativo é como ter o escritório na palma da mão. Tiramos a Coamo dos tijolos e podemos carregá-la para qualquer lugar.”
Para Frederico Stellato Farias, cooperado da Coamo em Campo Mourão, o produtor rural tem uma limitação de tempo, que é um recurso extremamente valioso. “Desperdiçamos tempo em fila de atendimento, em deslocamento para sair da fazenda e ir até à cooperativa. O aplicativo agilizará nossa vida, pois tem várias operações que fazermos por meio dele sem deslocamento até o balcão da Coamo, com ganho de produtividade e redução de custos.”
O Aplicativo Coamo superou as expectativas do cooperado. “Sinto-me privilegiado por participar do processo de formatação e implantação dessa ferramenta. A iniciativa da Coamo em convidar um grupo de cooperados para ouvir a demanda foi muito assertiva, afinal, quem vai utilizar o aplicativo, somos nós”, afirma Farias.
|
No ambiente da Coamo, ao longo das suas décadas, a inovação vem fazendo parte dos processos e atividades da cooperativa |
O Brasil se tornou uma potência na agropecuária mundial e está entre as principais lideranças na produção de grãos, como soja e café, carne bovina, entre outros. Para continuar produzindo de maneira sustentável com qualidade e origem, os produtores estão percebendo que necessitam, cada vez mais, de assertividade na tomada de decisões, seja por exemplo, antes do plantio ou após a colheita, para aproveitar as oportunidades de mercado e obter renda com a venda da sua produção. Um dos caminhos para que isso aconteça está na melhoria dos processos de comunicação, com o uso de tecnologias modernas e internet, acessíveis para uso dos produtores no seu dia a dia.
No ambiente da Coamo, ao longo das suas décadas, a inovação vem fazendo parte dos processos e atividades da cooperativa, disponibilizando aos cooperados o acesso direto à diversas plataformas como o “Cooperado On-Line” para efetivar operações ligadas aos seus negócios. Os cooperados navegam também em programas, como os de Gestão e Fidelidade, no site e redes sociais, que são importantes canais para apoio às suas atividades e o fortalecimento do relacionamento com a Coamo.
Novo programa
Com o propósito de inovação constante e a busca de sinergia e participação dos cooperados, a Coamo está lançando o “Programa Conectividade Coamo”, que beneficiará diretamente os associados nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Convênio com provedores
Para facilitar a vida dos cooperados, a Coamo está realizando parceria com provedores de internet na sua área de ação, visando acesso à internet, mediante fornecimento de planos e serviços de qualidade aos usuários. “A conexão é um dos problemas atuais na área rural de uma forma geral no país. Segundo informações, pouco mais de 20% da área agrícola possui algum tipo de cobertura por internet, mas, mesmo assim, o Brasil é uma potência no cenário mundial. Por isso, o Programa Conectividade Coamo surge para apoiar o cooperado neste sentido. O objetivo é buscar ou melhorar o acesso à internet”, afirma o engenheiro agrônomo Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo.
Evolução
Segundo o diretor, a agricultura brasileira registrou vários ciclos durante as últimas décadas e o momento atual é de crescente evolução. “Os agricultores produziram bastante com a agricultura de forma tradicional sempre com a preocupação de cuidar do meio ambiente, porém, principalmente nos últimos anos, eles estão acompanhando as inovações para otimizar suas atividades com o uso de máquinas e equipamentos modernos com GPS (Sistema de Posicionamento Global) e outras funcionalidades, na busca de altas produtividades. Desta maneira, muitos estão fazendo parte de uma nova geração que impulsiona o agronegócio com tecnologias modernas.”
Benefício
Por meio do Programa Conectividade Coamo, os cooperados poderão contratar diretamente os serviços de internet junto aos provedores, de acordo com a realidade de suas regiões e realizar investimentos para colocação de antenas, entre outros. Outra facilidade aos cooperados é a possibilidade da contratação de financiamentos junto à Credicoamo, bem como, efetivar os pagamentos dos serviços por meio de débito automático ou na conta consumo na Coamo.
Segundo o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, a Coamo está promovendo investimentos em uma grande jornada digital para facilitar as operações dos associados e o relacionamento com a Coamo. “Um dos objetivos do Programa Conectividade Coamo é buscar uma melhor tecnologia para ampliar a cobertura do sinal de internet e o cooperado ter acesso à uma navegação de qualidade, com agilidade e comodidade. O agronegócio não parou no tempo e não pode parar, muito pelo contrário, por isso, vamos acompanhar e implantar o processo de inovação para sermos cada vez mais competitivos”, considera.
|
Programa Conectividade Coamo beneficiará um grande número de associados nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul |
|
Marcos Aurélio Abramoski, cooperado em Altamira do Paraná (PR), destaca a importância da internet para a condução das atividades agrícolas |
Cooperado na Coamo desde 1997, o agricultor Marcos Aurélio Abramoski, da região de Altamira do Paraná (Centro-Oeste), tem no planejamento um hábito incorporado há muitos anos, e o uso da informação como fonte para tomada de decisão. Ele tem bons motivos para destacar a importância destas ferramentas. “A agricultura de hoje é bem diferente de anos anteriores, não podemos fazer de qualquer jeito, pois é uma atividade a céu aberto e deve ser encarada como uma empresa. Temos necessidade da informação na hora certa para colocar em prática tudo o que planejamos com apoio da Coamo.”
O cooperado reside no município de Laranjal há cerca de 30 anos, produz soja e milho em 63 alqueires e comemora o uso da internet na sua propriedade já há alguns anos e os benefícios que ela proporciona. “Não dá para ficar mais sem internet, pois a conexão é tudo, daí a gente acessa o Cooperado On- -Line, fica sabendo das notícias do mercado, acompanha o preço do dia, vende a produção, faz negócios e contratos, e está a par da movimentação na Coamo. Tudo isso sem sair de casa”, conta o cooperado, que participou em 2000 da 4ª Turma do Programa Coamo de Líderes Cooperativistas.
Nesse período de pandemia, o cooperado diz que a internet possibilita aos filhos assistirem aulas on-line, evitando deslocamento até a escola e, assim, podendo se cuidar com todos os protocolos. “A internet mudou a vida de todo mundo e no caso como agricultor, tem sido fundamental. Posso fazer quase tudo de casa, acompanhar a evolução e os negócios da minha propriedade, da Coamo e do mundo. Precisamos estar sempre conectados para usar tecnologia e ter sucesso na atividade.”
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.