Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 516 | Agosto de 2021 | Campo Mourão - Paraná

FORMAÇÃO

NOVOS LÍDERES EM CAMPO

Mayara Vanzela, de Roncador (PR): "Aprendemos desde como lidar com pessoas, por meio da gestão de recursos humanos, custos e finanças, sobre cooperativismo, que nos ajudou a entender melhor nossa relação com a cooperativa, e como ela funciona.”

Quarenta e um jovens do campo, não são mais os mesmos. Isso porque, eles acabaram de se formar no curso de formação de Jovens Líderes Cooperativas. O encerramento da 25ª turma foi em 24 de agosto em um evento virtual. Mas, antes, no dia 19, eles apresentaram o projeto integrador, após 144 horas de aula on-line, distribuídas em sete módulos.

Os alunos do curso são de diversos municípios da área de ação da Coamo. Mayara de Nardo Vanzela, por exemplo, é de Roncador (Centro-Oeste do Paraná). Ela fez parte desta turma e destaca que aprendeu sobre assuntos muito relevantes para o seu dia a dia na propriedade. “Aprendemos desde como lidar com pessoas, por meio da gestão de recursos humanos, custos e finanças, sobre cooperativismo, que nos ajudou a entender melhor nossa relação com a cooperativa, e como ela funciona.”

Mas, não basta aprender, é preciso saber colocar em prática. Neste sentido, Mayara também elogiou o curso. “Eu fiz um MBA em gestão empresarial, mas como era muito amplo, apesar de ter aprendido muitas ferramentas, não as coloquei em prática. Já no curso de Jovens Líderes, em uma das aulas, montamos um planejamento estratégico da propriedade. Já estou correndo atrás de tirar do papel e colocar em prática nas nossas atividades”, explica.

Outro formando desta turma é Walaf Ribeiro de Melo, de Barbosa Ferraz (Centro- -Oeste do Paraná). Para o cooperado, o curso foi espetacular, com material de qualidade e fácil compreensão. “Aprendemos sobre muitas áreas. Algo interessante foi o Projeto Integrador, onde demos ideias à diretoria para analisar e colocar em prática na cooperativa. Além disso, foi muito interessante contar com a participação dos diretores durante o curso, onde eles compartilharam conosco, um pouco da sua rotina, sendo sempre muito atenciosos.”

Interessado pelo cooperativismo, Walaf também valorizou a oportunidade de conhecer mais sobre a Coamo. “Em cada aula abrimos mais os olhos e entendemos mais os processos da cooperativa. Vimos que não é à toa, que ela tem mais de 50 anos e com solidez. Além disso, o sucesso depende de nós, da nossa participação e fidelidade.”

Segundo o assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, a 25ª Turma de jovens líderes, surpreendeu positivamente. “Alguns pontos foram decisivos para o sucesso do curso. Nos entrepostos, houve um entendimento da proposta; o grupo de professores especialistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), contribuiu para fazer um curso atrativo, prático e usual para o dia a dia do cooperado em sua propriedade. A assessoria de cooperativismo foi responsável pela organização, união, comprometimento e bom relacionamento com os cooperados, que entenderam o propósito e participaram ativamente do processo.”

TEMAS ABORDADOS
  • Integração cooperativista
  • Planejamento estratégico
  • Gestão estratégica Liderança e gestão de pessoas
  • Governança cooperativa e ferramentas de controles
  • Jogo cooperativo
  • Projeto Integrador

Romani ainda destaca que esse grupo foi muito dedicado. “Os participantes sempre buscaram estreitar o relacionamento com a cooperativa, pensando no todo e não exclusivamente no eu. Entenderam que a união de cooperados, diretoria e funcionários é fundamental para o sucesso de todos. Juntos somos mais fortes, mas unidos, somos gigantes. Estamos orgulhosos em fazer parte deste processo, sendo propositivos em buscar o melhor para todos.”


Walaf Ribeiro de Melo de Barbosa Ferraz (PR): “Em cada aula abrimos mais os olhos e entendemos mais os processos da Coamo."

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.