|
AIRTON GALINARI,
Presidente Executivo da Coamo
|
A transparência das informações com clareza e de forma didática apresentadas aos cooperados por ocasião da Assembleia Geral Ordinária, mostrando como os negócios são conduzidos na cooperativa com ética, honestidade e responsabilidade, contribui para o fortalecimento das relações e faz com que eles estejam cada vez mais seguros e confiantes na administração da cooperativa.
Então, a avaliação da governança e dos resultados da Coamo em 2023 é bastante positiva, com grande retorno e repercussão por parte dos cooperados, que valorizam os benefícios e o trabalho desenvolvido em prol do sucesso das suas atividades.
Encerramos o exercício com 53 anos de absoluto sucesso da Coamo e dos cooperados, sempre com devolução de sobras, mesmo em anos difíceis, como foi 2023. Um ano com dificuldades para os cooperados e para a Coamo, complicado para tomada de decisão pelos problemas climáticos e de preços, em face dos estoques de produtos e da oscilação do mercado. Então, mesmo em um ano de decisões difíceis, conseguimos tomar boas decisões e entregar um bom resultado no final do exercício.
Os bons resultados da Coamo com a distribuição de R$ 850 milhões alcançam além dos cooperados, também as dezenas de comunidades espalhadas nos municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que têm no agronegócio uma grande força e essa distribuição de renda alavanca o desenvolvimento econômico e social local e regional beneficiando milhares de pessoas. Ao longo dos anos elas vão aprendendo a importância e o impacto gerado pela cooperação e a prática do movimento cooperativista.
Com a aprovação pelos cooperados dos investimentos de R$ 3,5 bilhões, entre eles a indústria de etanol de milho e melhorias na estrutura das unidades, o grande desafio da Coamo é continuar se modernizando e criar alternativas para oferecer ao quadro social.
Nos campos dos cooperados está sendo colhida uma safra que vai registrar perdas, que devem variar entre 15 e 20%, e provocará problemas de liquidez. Estamos acompanhando toda esta situação e continuaremos sempre focados em entregar o melhor para os cooperados, pois o papel da Coamo é levar o desenvolvimento técnico, educacional, social e sustentável.
O que vai acontecer no cenário agrícola não sabemos, mas uma coisa temos certeza: a de desejar e buscar sempre o melhor, com condições favoráveis, inovação e uma estrutura completa em benefício dos nossos cooperados.
Em nome da diretoria Executiva, agradeço ao Conselho de Administração na pessoa do presidente Dr. Aroldo, reeleito para mais quatro anos, pelo apoio e confiança, e ensinamentos com muita sabedoria, para nortear as nossas tomadas de decisões no cumprimento das propostas de condução dos negócios, com muita tranquilidade e segurança.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.