Durante a Assembleia Geral Ordinária, foi eleito o Conselho de Administração Gestão 2024/28 e Conselho Fiscal Gestão 2024. José Aroldo Gallassini foi reeleito presidente do Conselho de Administração, que tem como membros os cooperados: Claudio Francisco Bianchi Rizzatto, Jonathan Henrique Welz Negri, Joaquim Peres Montans, Ricardo Accioly Calderari, Emilio Magne Guerreiro Junior, Wilson Pereira de Godoy, João Marco Nicaretta e Igor Eduardo de Mello Schreiner.
Gallassini ressalta que a reeleição demonstra confiança no Conselho de Administração. “Temos um trabalho na Coamo de muitos anos. Antes mesmo da cooperativa ser fundada. Estamos à disposição dos cooperados com o Conselho de Administração formado por associados que trabalham juntos com a diretoria Executiva. Continuo dando expediente integral e acompanhando todos o trabalho da diretoria Executiva. Completamos quatro anos desse novo modelo de gestão, com a governança corporativa, e vem dando muito certo”, comenta o presidente.
AIRTON GALINARI, presidente Executivo da Coamo, destaca que 2023 foi bastante desafiador. “Ao apresentar os resultados na assembleia, fica evidente o contexto desafiador que enfrentamos. Foi um ano marcado por comportamentos anormais nos preços, com uma queda significativa que dificultou as decisões de aquisição de insumos e a comercialização para os cooperados”, diz. Segundo ele, houve, também, incertezas logísticas devido às movimentações e problemas com o aumento do estoque de passagem, resultando em uma comercialização mais lenta devido às grandes safras. “Isso exigiu diferentes formas de armazenagem, como silos, bolsas e armazéns de terceiros, demandando flexibilidade e adaptação”, acrescenta.
Contudo, o presidente ressalta que o momento é de celebrar os resultados com os cooperados, demonstrando transparência sobre as ações realizadas. “A assembleia proporciona aos cooperados uma visão clara de todas as atividades da cooperativa, com total transparência nos números e na contabilidade, permitindo que decidam sobre a destinação das sobras, em conformidade com o estatuto. Foi, portanto, um ano desafiador, mas gratificante por alcançar o sucesso e entregar resultados significativos para o quadro social, garantindo a continuidade do sucesso da cooperativa ao longo de seus 53 anos.”
ALCIR JOSÉ GOLDONI, presidente Executivo da Credicoamo, lembra que as duas cooperativas, Coamo e Credicoamo, trabalham juntas em prol dos associados. “Os resultados apresentados são esplendorosos. O cooperado vivencia o coletivo e não apenas seu interesse individual e isso cria sustentação para a continuidade. São 53 anos de crescimento de um modelo único no mundo, onde todos têm o mesmo objetivo”, comenta.
Alcir ressalta ainda que o modelo de cooperativismo respalda que os cooperados estão no caminho certo, que perpetua dentro das atividades, principalmente na agricultura e no crédito. “Os cooperados que fundaram a Coamo e a Credicoamo são empreendedores e trabalham para buscar a melhor solução, a mais adequada para todos. É uma segurança para a continuidade de uma sociedade que se preocupa com o próximo, com as futuras gerações, e que vivencia todo esse processo”, observa Goldoni.
|