RC: A participação do setor industrial no desenvolvimento do Estado do Paraná é relevante? Qual a sua importância no PIB do Paraná e do Brasil?
Edson: A indústria paranaense é forte e diversificada, com importantes polos espalhados por todas as regiões e responde por 27,4% do Produto Interno Bruto do estado. A indústria do Paraná também é responsável por 6,5% do PIB Industrial brasileiro. Isso coloca o nosso parque fabril como o quarto principal do país, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E, quando se considera apenas a indústria de transformação, o Paraná sobe para a terceira colocação.
RC: Qual o raio x do Sistema Fiep? Quantas indústrias existem no Paraná, qual a divisão por segmento industrial, quantos empregos, entre outros?
Edson: São 37 segmentos industriais em atividade Paraná, totalizando quase 76 mil empresas que estão sob a representação institucional da Fiep. Juntas, elas geram mais de 1 milhão de empregos diretos. Entre os principais setores em termos de valor de produção estão os de alimentos, veículos, produtos químicos, derivados de petróleo e biocombustíveis, máquinas e equipamentos e celulose e papel. Já entre os maiores empregadores estão os setores de alimentos, construção de edifícios, vestuário e têxtil, obras de infraestrutura, produtos de metal, veículos, móveis, máquinas e equipamentos e produtos de madeira.
RC: Como a Fiep chega aos seus 80 anos? Quais as principais conquistas?
Edson: Uma das maiores conquistas é chegar aos 80 anos como uma das mais relevantes entidades do setor produtivo paranaense, sendo respeitada como a principal voz da indústria de nosso estado. Além disso, o Sistema Fiep passou por um grande processo de expansão nessas oito décadas. Mas o mais importante é perceber como a Federação contribuiu para a evolução do nosso segmento. Se, em 1944, a indústria paranaense era composta por poucos setores extrativos ou com menor poder de agregação de valor, atualmente o Paraná é uma potência industrial.
|