TAUILLO TEZELLI, prefeito de Campo Mourão, observa que as indústrias são importantes para toda a região porque o agricultor ganha mais segurança para o seu produto. “O que é produzido será industrializado na cidade, gerando empregos tanto na construção quanto em todo o processo de industrialização, além de aumentar a arrecadação dos municípios com essa grande indústria." Ele complementa que a Coamo é a maior empresa do Paraná e, para Campo Mourão, é um orgulho ter uma empresa como essa. “O município é reconhecido por ter a Coamo, pela seriedade e pela condução de 53 anos sempre crescendo e atendendo o produtor."
AIRTON GALINARI, presidente Executivo da Coamo, destaca que a cooperativa tem uma missão clara de gerar renda para o quadro social. Ele ressalta que os investimentos não beneficiam apenas os cooperados, mas também geram empregos diretos e indiretos, criando oportunidades para a comunidade. Segundo Galinari, os investimentos são um marco para o Paraná e para Campo Mourão. "Estamos inaugurando uma indústria que já está em operação e iniciando as obras da outra, com o projeto muito avançado e equipamentos já adquiridos. Temos certeza de que o mercado de milho vai sofrer um impacto positivo. Haverá uma retirada de grãos do mercado, o que vai melhorar as condições de preço. Estamos saindo do mercado de grãos para um mercado completamente diferente, o de biocombustível."
Galinari cita que são oportunidades que a cooperativa oferece aos cooperados, abrindo novos mercados. “O cooperado da Coamo, que já é um industrial de soja, milho, trigo e café, agora vai ser um industrial de milho para biocombustível. Ele participa e se beneficia de todo esse processo, podendo remunerar melhor o milho que produz, além de compartilhar os resultados que a indústria gera ao final do ano."
JOSÉ ROBERTO RICKEN, presidente do Sistema Ocepar, reforça a importância da inauguração das novas indústrias de rações e do início das operações da indústria de etanol da Coamo. Segundo Ricken, é um momento histórico para o cooperativismo ter mais uma agroindústria da Coamo, que já conta com o maior parque agroindustrial de produção vegetal. “Esse é mais um passo importante para o cooperativismo e para os cooperados. Quando se geram oportunidades, isso leva ao aumento de renda, e, com renda, as pessoas conseguem melhorar suas condições sociais. O cooperativismo é um instrumento fundamental de desenvolvimento regional, e a Coamo é um exemplo disso."
|