Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 452 | Outubro de 2015 | Campo Mourão - Paraná

Família Coop

ELO DO CAMPO E A CASA

MULHERES CONTRIBUEM PARA FORMAÇÃO DA FAMÍLIA COOPERATIVISTA E SÃO VALORIZADAS PELA COAMO EM UM DIA DE CONHECIMENTO E ENTRETENIMENTO

Percorrer mais de 500 km, se organizar e deixar a casa, a família e as obrigações diárias. Parece um desafio ou até mesmo algo impossível para muitas mulheres. Mas, este não foi o caso de Lourdes Bortocello, de Xanxerê, Santa Catarina. Ela não deixou os empecilhos atrapalharem e partiu para Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), para participar do FamíliaCoop, Encontro da Família Cooperativista, que é realizado todos os anos, reunindo cooperadas, esposas e filhas de cooperados. 

Em dois dias de evento (31/09 e 01/10) as mais de mil visitantes conheceram as instalações das indústrias da Coamo e participaram de palestras, além de outras atrações artísticas e laborais. Lourdes que esteve no segundo dia, revela que a expectativa em participar era grande. “Foi ótimo e estou muito animada. Vi o quanto a Coamo é grande e nosso dever é valorizar nossa cooperativa. Temos orgulho disso tudo, uma empresa sólida que lutamos para ter em nosso município. Por isso, quando fui convidada não pensei duas vezes para fazer esse esforço e estar aqui. Não vou me esquecer desse dia”, destaca. 

Assim como a dona Lourdes, mulheres de toda a área de ação da Coamo, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul marcam presença e voltam para casa com novas ideias e metas, como é caso também de Vanessa Daniele Alves, de Campo Mourão. Mesmo estando na casa da Coamo e conhecendo toda a estrutura, não abriu mão de participar. “As vezes nós que estamos pertinho deixamos de vir, pois pensamos que já conhecemos bem a estrutura. Mas, isso é um equívoco, pois sempre temos o que aprender. Saio daqui renovada.” 

Outra que veio de longe foi Irma de Oliveira Fonseca. Ela é de Reserva, (Centro-Norte do Paraná), mas com propriedade ainda mais longe, em Tibagi. Ela pegou dois ônibus para estar no FamíliaCoop e viajou cerca de quatro horas. Um esforço que foi recompensado na opinião da participante. “Sempre participo de eventos da cooperativa, mas na sede da Coamo é a primeira vez que venho. Eu e meu marido trabalhamos juntos, e com o que aprendi na palestra do presidente sobre vendas de soja, por exemplo, vou poder ajudá-lo muito mais”, ressalta.  

Assim, com um dia produtivo, as participantes voltaram para casa renovadas e mais inteiradas ao cooperativismo e à Coamo, fato este que para o presidente, José Aroldo Gallassini é fundamental para a continuidade da cooperativa. “A informação é um importante insumo para fazer com que os cooperativistas aprendam e cresçam, cada vez mais, em suas atividades. Sabendo como funciona a Coamo, a família participa e comemora bons resultados com o apoio da sua cooperativa no trabalho e desenvolvimento, com foco em tecnologias, gestão e administração."

  

  

Vanessa Daniele Alves, de Campo Mourão (PR) Lourdes Bortocello, de Xanxerê (SC) Irma de Oliveira Fonseca, de Reserva (PR)

PALAVRA DO PRESIDENTE

Palestra motivacional faz parte da programação definida especialmente para as participantes
 

Visita ao Parque Industrial agrega conhecimento às mulheres

 
 

Trupe de Circo da Fundação Cultural de Campo Mourão animou o dia

 

Ginástica aeróbica com profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc)

O dia delas começou com uma palestra com o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, com o tema “Visão global da Coamo – Cooperativismo de resultados”. Um momento único para as participantes que aprendem tudo sobre negociação, agronegócio e cooperativismo. 

MOTIVACIONAL

Ao final da manhã, as mulheres participaram de palestra motivacional com Ercília Schmidt dos Santos, encarregada do setor de Desenvolvimento de Gestores da gerência de Recursos Humanos da Coamo, com foco no valor e atuação da mulher na sociedade. 

INDUSTRIALIZAÇÃO

O produto que vem do campo do associado e é transformado nos Alimentos Coamo (óleo de soja refinado, margarinas, gorduras, cafés, farinhas e misturas para pães e bolos), muitas vezes é conhecido apenas em uma das etapas: início e fim. A dúvida paira sobre o meio do caminho, onde ocorre o processo de industrialização. Porém, durante o FamíliaCoop as participantes têm a oportunidade de esclarecê-la e voltar para a casa sabendo mais sobre o processo que agrega valor ao fruto do trabalho da família. 

OUTRAS ATRAÇÕES

Durante o dia elas se divertiram com as apresentações artísticas da Trupe de Circo da Fundação Cultural de Campo Mourão e participaram de ginástica aeróbica com profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc).

FALA MULHER

 

“Quando fui convidada para participar aceitei com muita satisfação, pois já ouvi outras pessoas comentarem sobre a qualidade desse evento. Vejo que de fato valeu a pena estar aqui, conhecendo uma estrutura de outro mundo, com tudo do melhor. É um prazer imenso saber que o que vem do campo passa por um trabalho tão sério.” Gisele Tavares Silvestre, de Ivaiporã (Centro-Norte do Paraná)

 
“O Dr. Aroldo explicou muito bem como funciona a Coamo, com informações importantíssimas. Trabalho com meu pai na propriedade e estou sempre com ele na unidade e, em breve, pretendo me associar. Já atuo bastante no campo e, agora, com esse reforço, tenho um estímulo a mais.” Letícia Jacoboski, de Candói (Centro-Sul do Paraná)

 

“Foi maravilhoso esse evento. É tudo de bom e é incrível como a gente se encontra aqui. O que foi dito na palestra motivacional se aplica ao meu dia a dia e me fez sentir renovada no retorno para casa. É um dia para a mulher e se puder ano que vem eu volto.” Inês Richetti, de Dez de Maio (Oeste do Paraná)

 

“É um dia muito proveitoso e como adoro sair um pouco da rotina, essa é a oportunidade. Sem contar, que isso nos ajuda na valorização pessoal, da mulher em si e da família cooperativista. Agradeço os dirigentes da Coamo, principalmente o Dr. Aroldo, por nos proporcionar esse dia. Estamos todas muito felizes.” Marilma Elizete de Lima Machado, de Pitanga (Centro do Paraná)

FÃ DOS ALIMENTOS COAMO

Marta Sasso Fortunato de Ivaiporã, Centro-Norte do Paraná, também participou do FamíliaCoop. Ela destaca que a visita foi excelente e que é satisfatório conhecer a fabricação dos Alimentos Coamo. “É fácil passar um dia assim, entre amigos e fazendo amizade. Sem contar, que conhecemos as novidades dos Alimentos Coamo. Provei as novas misturas de bolo e não vejo a hora de encontrar no mercado. Vou recomendar para minhas amigas também. Os outros produtos já utilizo, e meu pão não dá certo se não for feito com a farinha de trigo Coamo.

 

Ivoni Martins da Silva, veio de muito longe para participar do FamíliaCoop. Assim, que teve a oportunidade não perdeu tempo e foi pessoalmente falar ao presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o quanto é valorizado pelo quadro social. “Leio muito sobre a Coamo e a administração do presidente. Não tenho dúvidas que ele é uma benção de Deus, pois essa empresa não teria chegado onde chegou se não fosse a sabedoria e inteligência dele. Poucos tem esse poder de administração e liderança. É um dom de Deus e, por isso, valorizamos. Nós como cooperados, somos privilegiados, pois se não fosse essa administração a nossa Coamo não estaria no tamanho que está. Que Deus dê muita saúde e ele continue com essa sabedoria toda, para continuar a frente do nosso negócio.”

Momento de descontração e pausa para uma selfie com o presidente

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.