Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 464 | Novembro de 2016 | Campo Mourão - Paraná

DICA DO CAMPO

Aprendendo mais sobre... CHUCHU

O chuchu é uma hortaliça fruto, originário da América Central e ilhas vizinhas. Já era conhecido na antiguidade pelos astecas e tinha grande destaque entre as demais hortaliças cultivadas na época. Atualmente, está entre as dez hortaliças mais consumidas no Brasil. É uma hortaliça de sabor suave, fácil digestibilidade, rica em fibras e pobre em calorias. Destaca-se como fonte de potássio e fornece vitaminas A e C. O chuchu é uma Cucurbitácea, assim como o pepino, as abóboras, o melão e a melancia. Planta de clima quente, desenvolve-se bem entre 22 e 25 ºC.  É sensível ao frio e a ventos fortes e constantes.


Cultivares: a mais comum é a de frutos periformes, sem reentrâncias, sem espinhos e de coloração verde-clara.

Época de plantio: o ano todo nas regiões de clima quente. Novembro a janeiro nas regiões de inverno frio.

Espaçamento e condução: as covas de 50 em x 50 em x 40 em devem ser feitas no espaçamento de 4 a 5 m quando a condução é feita em latada ou caramanchão. Plantas isoladas também podem ser conduzidas em cercas.

Adubação: misturar à terra retirada da cova 10 e de esterco de curral e meio quilo de NPK na fórmula 4-14-8. Colocar a mistura novamente na cova.

Mudas: frutos com brotos de 10 a 15 cm de altura.

Irrigação: a cada 3 dias na fase inicial e uma vez por semana durante a fase de produção.

Adubação em cobertura: uma vez a cada mês aplicar 30 a 50 9 de sulfato de amônio ou nitrocálcio por cova. A cada seis meses aplicar em cada cova 10 a 15 e de esterco de curral.

Colheita: colher os frutos no máximo do desenvolvimento, mas antes de ficarem fibrosos.


COMO COMPRAR

Há uma grande diversidade de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Os frutos podem ser arredondados ou terem a forma de pêra. A casca pode ser lisa ou com espinhos, com a cor variando de branco a verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos, com tamanho de 12 a 18 cm de comprimento (fruto graúdo) e 7 a 10 cm (fruto miúdo). Frutos passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir. O chuchu é um fruto muito sensível, que se machuca com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada.

Portanto, escolha os frutos com cuidado, evitando causar ferimentos. O chuchu também pode ser encontrado na forma minimamente processada, ou seja, já descascado, cortado em cubos e embalado com filmes de plástico. Certifique-se de que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação, pois quando mantido em condição ambiente, estraga-se rapidamente.


COMO CONSERVAR

Os frutos podem ser mantidos em condição ambiente, por 3 a 5 dias depois de colhidos, a partir de quando começam a murchar. Podem ser conservados por maior tempo, 6 a 8 dias, na parte de baixo da geladeira, embalados em saco de plástico. O produto já descascado e picado conserva-se por até 3 dias após seu preparo, desde que mantido embalado em vasilha tampada ou em saco de plástico, na gaveta inferior da geladeira.


COMO CONSUMIR

Os frutos não são consumidos crus. Devem ser cozidos e podem ser servidos na forma de refogados, cremes, sopas, suflês, bolo, ou salada fria. Para consumo como refogado ou salada, prefira os frutos mais novos, menores e com casca brilhante. Quando os frutos estão maduros, com a parte de baixo se abrindo, são excelentes para a elaboração de suflês, pois são mais consistentes e têm mais fibra. A casca pode ser removida antes ou após o cozimento. Quando os frutos estão bem novos podem ser consumidos com casca e miolo.

Fonte: Embrapa Hortaliças

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.