Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 479 | Abril de 2018 | Campo Mourão - Paraná

FÓRUM DE PRESIDENTES

EVENTO COM LIDERANÇAS COOPERATIVISTAS E AUTORIDADES

Evento promovido pelo Sistema Ocepar reuniu cerca de 150 participantes, entre lideranças do cooperativismo, autoridades e convidados

Questões ligadas ao agronegócio e ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da safra 2018/19 estiveram na pauta de debates do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Agropecuárias do Paraná, no dia 19 de abril, na Coamo, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná). O assunto foi discutido com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e sua equipe, da governadora do Paraná, Cida Borghetti, do presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, além de deputados federais.

O evento, promovido pelo Sistema Ocepar, reuniu cerca de 150 participantes, entre lideranças do cooperativismo, autoridades e convidados. “No Fórum, as cooperativas analisam e discutem assuntos do momento. E, nesse momento, o tema escolhido foi a questão de carnes, principalmente, as restrições ao mercado internacional”, explicou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Ele observa que o encontro foi a oportunidade dos presidentes das cooperativas terem uma conversa franca com o ministro da Agricultura e a governadora do Paraná. “Temos muitos desafios no Paraná e precisamos estar preparados para enfrentá-los. Também é a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas, que tem ajudado no crescimento da economia do Brasil”, pondera.

Blairo Maggi destaca a força das cooperativas paranaenses e lembra que a agricultura do Estado é formada por pequenos agricultores que precisam da organização para evoluírem. “Os pequenos produtores não sobrevivem sozinhos. Nas cooperativas conseguem comprar os insumos e comercializar a produção com mais facilidade e no melhor preço. As cooperativas do Paraná são fortes e organizadas e isso faz toda a diferença impulsionando a economia nos locais que estão inseridas, no Paraná e no Brasil.”

José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar: "Oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas, que têm ajudado no crescimento da economia do Brasil"

Em relação ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP), ele disse que o Mapa ainda está trabalhando na construção das medidas que irão ser anunciadas para esta safra. Ele recebeu dos representantes das cooperativas do Paraná um documento com as propostas do setor. “Nós temos até o final de maio para definir taxas de juros e os programas, e ainda estamos em fase de coleta de informação dos produtores e entidades em relação a suas demandas. A CNA [Confederação Nacional da Agricultura] entregou ao Ministério da Agricultura o seu pleito para o Plano Safra. Mas, não há nada definido. Temos que discutir com o Ministério da Fazenda e o Banco Central a questão das taxas de juros, por exemplo”, afirma.

O ministro também destacou a importância do Paraná para o agronegócio brasileiro. “O Paraná sempre foi líder no agronegócio. Não é o maior produtor de grãos, pois perdeu para o Mato Grosso, mas tem uma economia agrícola muito mais diversificada que o Centro-Oeste. Esse é o modelo que interessa ao Brasil e deu certo no Paraná e no Sul do Brasil. É a vontade do agricultor em estar associado, integrado. É aquela velha história ‘a união faz a força’”, acrescenta.

O Fórum contou com a presença da governadora do Paraná, Cida Borghetti, que assumiu o cargo no último dia 06 de abril. Na oportunidade, ela recebeu um documento do Sistema Ocepar com propostas para o desenvolvimento das cooperativas do Paraná. De acordo com ela, as cooperativas têm uma participação de destaque, especialmente em agronegócio, e o governo está disposto a continuar apoiando o segmento. “O agronegócio demanda ações importantes que vem ao encontro do desenvolvimento do Estado, principalmente em relação à infraestrutura e logística. O Estado do Paraná é um grande parceiro do setor. Assim que assumimos tivemos uma reunião importante com a Ocepar, o G7, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e pudemos atentamente acompanhar as demandas”, assinala.

“O governo do Paraná está atento às inovações e à modernidade nos seus mais variados modais, sejam portos, aeroportos e estradas. Vamos pedir a dedicação do governo federal para que possamos resolver os problemas do pedágio, cujos contratos vencem em 2021. Assim, é preciso fomentar as audiências públicas em todas as regiões, escutar o setor produtivo, porque o impacto é no bolso do produtor. Já estamos, com nossa equipe de governo, bastante afinados com todo o agronegócio. Sessenta por cento do Paraná é agro. É um setor que merece esse atendimento e um olhar especial do governo do Estado do Paraná”, completa a governadora.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressalta a importância de reunir tantas autoridades e lideranças das cooperativas que atuam na agropecuária num só evento. “Este evento mostra a força do cooperativismo no cenário nacional. O Sistema Ocepar está de parabéns em trazer o ministro da Agricultura, governadora e cinco deputados federais, além de secretários para debater de forma franca os principais assuntos de interesse do setor”, salienta.

O ministro da Agricultura estava acompanhado do chefe de Gabinete, Guaraci Castilho, do secretário de Relações Internacionais, Odilson Ribeiro, do secretário de Política Agrícola, Wilson Vaz,e do diretor de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável, Pedro Corrêa Neto. Já a governadora estava junto com os secretários do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, da Segurança Pública, Julio Cezar dos Reis, da comandante geral da Polícia Militar, coronel Audilene Rocha, Dilceu Sperafico, da Casa Civil, Otamir Martins, da Secretaria da Agricultura e Tino Staniszewski, da Codapar. O evento foi ainda prestigiado pelo prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli.

O evento contou ainda com a presença dos parlamentares Osmar Serraglio, Ricardo Barros, Rubens Bueno e Alex Canziani.

Cida Borghetti: "O agronegócio demanda ações importantes que vem ao encontro do desenvolvimento do Estado, principalmente em relação à infraestrutura e logística." Blairo Maggi: "As cooperativas do Paraná são fortes e organizadas e isso faz toda a diferença, impulsionando a economia nos locais que estão inseridas, no Paraná e no Brasil."

MOMENTO PARA REIVINDICAÇÕES E UNIFORMIZAR PLANOS DAS COOPERATIVAS, DIZ GALLASSINI

José Aroldo Gallassini durante a abertura do encontro Gallassini apresentou reivindicações as autoridades

A importância do Fórum dos Presidentes, na avaliação de José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, além da participação dos dirigentes cooperativistas, deve ser medida também pela presença de autoridades do Paraná, como a da governadora Cida Borghetti, e do país, como a do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas. “A presença de um ministro em um evento dos presidentes é rara”, comenta.

“Foi um dia bem cheio. Tratamos dos interesses das cooperativas e trocamos ideias para uniformizar os planos do setor”, sintetiza o dirigente, ao acrescentar que “a motivação de todas as cooperativas é igual em defesa dos interesses de seus cooperados, no desenvolvimento da agricultura, da agroindústria, das exportações. Enfim, todos os nossos problemas são discutidos”.

Gallassini disse ainda que uma das expectativas dos cooperativistas está relacionada com os juros do setor agropecuário. “Aguardando com muita expectativa a palavra do ministro, principalmente, sobre a questão da redução dos juros agrícolas, que ficaram muito altos em relação à Selic, à inflação. Os juros, que sempre foram subsidiados, hoje representam mais de duas vezes a taxa da inflação, por exemplo. É um patamar que a agricultura não suporta. A redução de juros é uma reinvindicação das cooperativas”, acentua.

VISITA EM IMAGENS

Durante a passagem pela Coamo, o ministro da Agricultura Blairo Maggi, e a governadora do Paraná Cida Borghetti, fizeram o plantio de duas Araucárias no pátio da administração central da cooperativa, em Campo Mourão. As árvores se juntam a outras plantadas por autoridades ligadas ao agronegócio em visita à Coamo.

Blairo Maggi, ministro da Agricultura Cida Borghetti, governadora do Paraná

Blairo Maggi durante coletiva de imprensa na sede da Coamo Diretoria da Coamo e da Ocepar com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.