Recuperar e preservar a história dos Ucranianos em Campo Mourão, em especial a formação social e cultural do município, uma cidade caracterizada pela imigração de várias etnias. Esta é a proposta no livro "A saga da imigração Ucraniana em Campo Mourão e Região", de autoria da professora Maria Meskiw Melniski e publicado pela Nova História Assessoria e Gestão Cultural.
O livro, com 276 páginas e 500 fotografias, revela histórias e memórias dos pioneiros ucranianos que colonizaram o Paraná. O livro é fruto de pesquisas da autora por quase uma década de dedicação exclusiva. A partir de diferentes histórias de vida, o livro conta a saga, as dificuldades e os obstáculos superados pelos imigrantes na região de Campo Mourão.
As entrevistas com os imigrantes ucranianos foram construídas a partir de conversas cheias de indagações e permeadas por lembranças de diversas épocas. "Os relatos começam com a chegada das famílias na região e revelam os meios e as formas que utilizaram para se estabelecer e se adaptar num ambiente totalmente diferente da pátria mãe, a Ucrânia", explica Maria.
Segundo a autora, o Paraná é um dos Estados brasileiros ricos em diversificação de etnias. Essa riqueza cultural e étnica é uma característica e uma marca da região de Campo Mourão. "O nosso trabalho leva o leitor a compreender as razões da formação da cidade", ressalta.
O livro foi organizado pela Nova História Assessoria e Gestão Cultural, com apoio da Expresso Nordeste, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Adriano Melniski Leilões Judiciais e Brasil Sul.
|
Ricardo Accioly Calderari, José Aroldo Gallassini e Airton Galinari com a autora do livro, professora Maria Meskiw Melniski |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.