Luiz Henrique Hornung: a criação de animais dá retorno desde que trabalhada com profissionalismo e dedicação
Para ter bons resultados com a criação de animais, seja de corte ou de leite, são necessários investimentos em tecnologias que vão desde os cuidados com a alimentação e sanidade até o bem estar dos animais. Em Reserva (Centro-Norte do Paraná) o cooperado Luiz Henrique Hornung está à frente da pecuária, que há mais de 30 anos faz parte das atividades desenvolvidas pela família na região.
Em uma propriedade de aproximadamente mil alqueires, situada na comunidade do Rio Novo, distante 30 quilômetros da cidade, é desenvolvido o ciclo completo da pecuária de corte – cria, recria e engorda. Tecnologia de ponta e investimentos constantes fazem parte da rotina, conforme explica o cooperado. “A criação de animais dá retorno desde que trabalhada com profissionalismo e dedicação. Procuramos seguir todas as recomendações técnicas e utilizar o que há de mais moderno, e os resultados têm sido satisfatórios.”
O pecuarista cria cerca de três mil animais. De acordo com ele, em áreas grandes todas as ações devem ser bem planejadas e a propriedade conduzida como uma empresa. “A assistência técnica da Coamo tem nos auxiliado nesse sentido. Estamos sempre em busca de novidades e de tecnologias que possam viabilizar a atividade tecnicamente e financeiramente”, observa Hornung.
Os animais recebem acompanhamento diferenciado durante cada ciclo.
Veterinário Mairon da Nobrega mostra resultados dos herbicidas em plantas invasoras
Além da pastagem perene, eles são tratados com suplementações minerais, levando em consideração a idade e peso de cada animal. A área de pastagem é sempre reformada. “É preciso cuidar da terra com pastagem como se cuida da lavoura. Isso faz com que os investimentos retornem mais rápido e com mais segurança”, assinala.
O mais recente investimento foi a utilização de herbicidas para o controle de plantas daninhas na pastagem. De acordo com o cooperado, os resultados superaram as expectativas. “É uma grande tecnologia e vamos continuar aplicando até concluir toda a área”, comenta.
Segundo o médico veterinário Mairon da Nobrega Nogoceke, do Departamento Técnico da Coamo em Reserva, o cooperado é adepto a novas tecnologias e isso tem feito com que os resultados sejam melhores. “O trabalho é para fazer com que os investimentos se transformem em lucro. Isso é possível quando o cooperado acredita na tecnologia e segue todas as recomendações técnicas”, observa.
Ele dá como exemplo a utilização de herbicidas na pastagem. “O cooperado está satisfeito com os resultados. Ações como estas confirmam a importância de se atualizar e buscar sempre o que há de mais moderno no mercado. Trabalhando de forma planejada e integrada os resultados são sempre melhores”, considera.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.