Em reconhecimento as melhores empresas de 26 setores da economia nacional, o jornal Valor Econômico premiou as companhias que mais se destacaram em 2013. A Coamo foi reconhecida como a melhor e maior do setor agropecuário nacional pela oitava vez em 14 edições da premiação. O evento foi na noite de 25 de agosto, em São Paulo.
Newton Leal (presidente da Acicam), Dr. Aroldo, Rogério Barth (Conselho de Administração da Coamo) e Airton Galinari, superintendente Operacional da Coamo
CRITÉRIOS – O presidente e idealizador da Coamo, José Aroldo Gallassini, recebeu o troféu Valor 1000 durante a cerimônia que contou com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega e empresários de diversos segmentos da economia. Na soma dos indicadores: receita líquida, margem obtida, crescimento sustentável, rentabilidade, margem de atividade, liquidez corrente, giro do ativo e cobertura de juros, a Coamo é a campeã da agropecuária do Brasil.
ANUÁRIO - “Simplicidade com profissionalismo”, é o título da matéria especial no anuário do Valor 1000 que destaca as mil maiores e melhores empresas do país. “A história e o sucesso da Coamo se confundem com a de seu diretor-presidente, o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini. No cargo há 39 anos, vem sendo reeleito a cada quatro anos pelos 27 mil associados, que no começo (1970) eram 79. Uma história de crescimento continuo e consistente”, diz parte da matéria em destaque no anuário.
Localizada no Paraná, onde o cooperativismo mais se desenvolveu no Brasil, a Coamo está entre as 30 maiores empresas de capital nacional. “Criamos a cooperativa para obter bons preços para o quadro social, mas nossa preocupação é operar com preço de mercado”, explica Gallassini. A base da filosofia empresarial é simples: “fazer a coisa certa, com seriedade e honestidade, qualidades que, aliás, nem deveriam ser citadas. ”
Dr. Aroldo ladeado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega e Vera Brandimarte, diretoria executiva de redação do Jornal Valor Econômico
Gallassini ainda destaca a confiança demonstrada pelos associados na liderança da equipe de profissionais e na diretoria. “A simplicidade está na raiz da explicação para alcançar resultados. Mas, a receita de sucesso inclui também a profissionalização da administração, a dedicação dos seis mil funcionários e treinamento em todos os setores, tanto para os associados quanto para os trabalhadores”, diz a matéria do anuário. “Se todos puxarem do mesmo lado, não tem como dar errado.”
GRATIDÃO – Segundo o presidente da Coamo, o crescimento é resultado da participação expressiva dos cooperados, administração profissionalizada, muito trabalho, suor, visão estratégica, observância dos valores éticos e morais, e formação de uma equipe de funcionários profissionalizados e dedicados, em prol do atendimento às necessidades do quadro social. “É uma satisfação ver o reconhecimento da sociedade empresarial que coloca a Coamo entre as maiores empresas do país. Continuamos trabalhando e produzindo porque acreditamos no potencial do Brasil como celeiro do mundo”, assegura Gallassini.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.