Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 513 | Maio de 2021 | Campo Mourão - Paraná

SAFRA DE INVERNO

Um novo ciclo para o trigo

Alysson Marcon, de Pitanga (PR), aproveitou a chuva para iniciar o plantio

A chuva que caiu em meados de maio na região da Coamo, deu a largada para o plantio de trigo na área de ação da cooperativa. A cultura é uma das alternativas de cultivo no inverno. Em Pitanga (Centro do Paraná) o cooperado Alysson Marcon, aposta todos os anos na cultura e, novamente, plantou o cereal de olho não só na rentabilidade, mas também, nos benefícios proporcionados ao sistema de produção.

A maior parte da área (250 hectares) fica para o trigo e outra parte fica com aveia e gado, pois na propriedade da família, a pecuária também é uma atividade lucrativa. “Onde plantamos trigo, a soja é outra, muito mais produtiva. Dá uma palhada diferenciada. Sem contar, a renda que conseguimos obter com o trigo. Além disso, o maquinário, que não é nada barato, precisa estar circulando”, explica o cooperado.

Em parceria com o departamento técnico da Coamo, Alysson diz que capricha no manejo. “Temos que fazer a nossa parte e, por isso, sigo a recomendação dos agrônomos e investimos pesado em tecnologia. Vamos colher os frutos disso lá na frente”, enfatiza o cooperado.

A expectativa é colher 150 sacas de trigo por alqueire. Para isso, Alysson não perde tempo e está atento ao que pode incrementar a produtividade. “Aderimos ao plano da Coamo para o trigo. Também aproveitamos para adquirir calcário e gesso no programa de Conservação do Solo. Quando seguimos um cronograma e as recomendações da cooperativa não tem erro. Agora, é só Alysson Marcon, de Pitanga (PR), aproveitou a chuva para iniciar o plantio torcer para o clima ajudar.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.