|
Rafael Marcondes Trombini, de Guarapuava (PR), já iniciou a nova safra de verão com o plantio de milho |
|
Engenheiro agrônomo, Gilson Bernardino, acompanha a semeadura |
Em toda área de ação da Coamo, especialmente nas regiões onde as lavouras de verão são plantadas mais cedo, a chuva é o desejo dos produtores, que aguardam condições ideais de umidade, para o início do trabalho, que começa pelo milho.
Em algumas áreas, o cereal já está sendo plantado, como é o caso de Guarapuava (Centro-Sul do Paraná). O cooperado Rafael Marcondes Trombini, com propriedade no distrito de Palmeirinha, está no processo de semeadura do grão. Em uma área de 70 hectares, o cooperado acredita que a safra será tão boa quanto a anterior. “O plantio está indo muito bem e a expectativa é que seja uma boa safra. Sabemos que alguns problemas virão, mas o preço será compensador”, avalia.
A última safra de Trombini foi dentro da média da região, ficando em torno de 204 sacas por hectare. O resultado não foi melhor devido ao clima e as cigarrinhas do milho, mas a tecnologia utilizada na lavoura colaborou para que a produtividade fosse satisfatória. Trombini fez todo o planejamento da lavoura em parceria com a assistência Técnica da Coamo e aporte financeiro da Credicoamo.
O milho é um cereal importante no sistema de rotação de culturas. Em Guarapuava, os cooperados utilizam a prática buscando beneficiar o sistema de produção e, também, pelo bom retorno financeiro. De acordo com o engenheiro agrônomo da Coamo em Guarapuava, Gilson Bernardino, os cooperados sempre prezam por trabalhar uma boa fertilidade de solo, e fazem o necessário para a cultura, almejando sempre altas produtividades. “Estamos dando o pontapé inicial no plantio do milho antecipadamente, devido a boas condições climáticas. A expectativa da região é excelente. Temos um desafio, que são as cigarrinhas do milho, mas orientamos os cooperados a semear o grão mais cedo e na mesma época para facilitar o manejo e evitar problemas no final do ciclo”, afirma o agrônomo.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.