|
Os irmãos Pietro e Enzo com a mãe Patrícia Santiago, de Campo Mourão (PR) aprovaram a ideia |
É tão bom ser criança. É um momento da vida, onde tudo o que se aprende, pode fazer toda a diferença no futuro. Quando a educação é participativa e a criança se torna a protagonista de sua experiência e aprendizado, a evolução é ainda maior. Pensando em apoiar a família cooperativista neste processo, foi lançada a revistinha Coamo Kids. Uma forma de incentivar a difusão dos valores cooperativistas e os momentos em família. Afinal de contas, como já dizia, o psiquiatra e educador, Içami Tiba, aprender é alimentar a alma de saber.
A educação transforma. Os livros são capazes de transportar as pessoas para os mais variados universos e trazem o conhecimento de questões muito além do cotidiano. Pelas histórias, se aprende valores, cria empatia e a imaginação, é estimulada. Por isso, com a revistinha, a galerinha se diverte, além da leitura, têm atividades de recorte, colagem, pintura, dentre outras.
Os irmãos Pietro, de 11 anos, e Enzo, de seis, estão gostando da revistinha, e a mãe Patrícia Aparecida Santiago, cooperada em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), está contente com a iniciativa da Coamo. “É muito interessante, pois as crianças podem ter mais contato com a filosofia cooperativista. Aprender desde pequeno o que é o cooperativismo faz a diferença. Desde novinhos eles vão comigo para a roça e querem seguir a profissão do meu pai, que também é cooperado.”
Enzo gosta de pintar e recortar. Na última edição, ele gostou da plaquinha para porta, do cachorro Pirata, personagem da turminha. “O Enzo está na fase de alfabetização, e é importante essa parte da pintura, onde se trabalha a coordenação motora. São diversas atividades, que a Coamo Kids está trazendo e contribuindo, nesse processo de educação dos meus filhos”, afirma Patrícia.
É possível explorar muita coisa com as atividades e, tudo, de forma lúdica e descontraída. Cozinhar, por exemplo, é muito gostoso, mas o objetivo é usar este momento obter conhecimento. A aprendizagem Maker, é incentivada pela Coamo Kids, assim, o aprendizado está no processo. Até quando o prato sai errado há um grande aprendizado. Nessa temática, Pietro, também, demonstra interesse pela culinária. “É um outro momento, onde eu e meu marido podemos participar com eles e ensinar, por meio da culinária”, destaca a cooperada.
Para Patrícia, outro aspecto importante da revistinha é o estímulo à participação da criança na cooperativa. “Eles passam a entender melhor o que é a cooperativa e se interessam mais pelo assunto. Até mesmo, gostam de nos acompanhar quando vamos à Coamo.”
|
A pequena Luiza Voeltz da Silva Guedin, de Pinhão (PR), é fã do ‘Pirata’, o mascote da Coamo Kids |
Em Pinhão (Centro-Sul do Paraná), a pequena Luiza Voeltz da Silva Guedin, de quatro anos, é fã do ‘Pirata’, o mascote da Coamo Kids. Por coincidência, o nome do seu animal de estimação também é esse, o que fez com que ela se identificasse ainda mais com o conteúdo. A criança realiza as atividades de pintura e adora os desenhos. Ainda não sabe ler, mas conta com o auxílio da mãe, Taini Voeltz da Silva Guedin, que faz a leitura do material. A mãe de Luiza observou que a filha tem se desenvolvido mais com a revistinha Coamo Kids. “Ela percebeu que criança também pode interagir com a Coamo, não somente os adultos”, acrescenta a mãe.
Taini vê o material como um importante instrumento de educação. “Com ele, a Luiza pôde conhecer toda a estrutura da Coamo, todos os insumos, sementes, que ela reconhece pelos desenhos.” Ela sugere aos pais que incentivem os filhos a ler, e que participem das atividades junto deles, pois além de ser um exercício em família, estimula o aprendizado sobre cooperativismo, a Coamo, e sobre a importância da agricultura.
Contribuindo com a educação
As escolas têm um desafio que é a implantação e continuidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em seus currículos e, com a revistinha Coamo Kids, é possível a família contribuir e ainda se divertir. Afinal, aprender brincando é muito mais divertido.
Confira então algumas dicas para que as famílias possam aproveitar a revistinha e suas atividades. Vamos?
Faça um bate-papo sobre os princípios do cooperativismo, trabalhados nesta edição. Isso auxilia o entendimento de competências socioemocionais: empatia e cooperação, cidadania, projeto de vida, argumentação etc.
Debata o protagonismo, autocuidado e gestão do tempo com a dica do Pirata de separar tempo para estudar e descansar.
|
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.