A Credicoamo trabalha com parceiros e instituições financeiras para atender a demanda dos associados, cujos volumes vêm apresentando crescimento a cada safra. Após o anúncio do Plano Safra 2022/2023, os associados estão procurando as agências da Credicoamo para realizar as propostas de financiamento dos projetos técnicos e garantir recursos da implantação da nova safra.
“Para atender as necessidades dos produtores será disponibilizado um montante de R$ 1,800 bilhão, para as três categorias de produtores – Pronaf, Pronamp e demais produtores. Esse volume vem aumentando a cada safra e representa o atendimento ao nosso chamamento, pelos associados, para fazerem suas propostas de financiamentos na sua cooperativa de crédito, que é o seu domicílio financeiro”, explica o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni. Ele destaca que a Credicoamo busca o atendimento pleno da demanda dos associados para fomentar o desenvolvimento da sua atividade.
Outro destaque é que a Credicoamo já possui credenciamento junto a Secretaria do Tesouro Nacional para utilizar recursos de outras fontes financeiras e com equalização dos juros para financiar com os juros do crédito definidos no plano safra. “Dentro da sinergia existente entre a Coamo e a Credicoamo, orientamos os associados para que procurem a assistência técnica da Coamo e as nossas agências, para fazer seus projetos técnicos visando agilidade na contratação e o cumprimento do cronograma de liberações dos recursos”, diz Goldoni.
Seguro agrícola
Para o diretor de Negócios da Credicoamo, Dilmar Antonio Peri, o seguro agrícola é uma modalidade que deve ser considerada como uma indutora de tecnologias. “O nosso trabalho é disponibilizar limites para contratação de seguro necessário aos associados e é fundamental que ele faça o financiamento e o seguro, como forma de garantir e proteger suas atividades, que é implantada a céu aberto e depende muito do clima”, afirma Peri.
Segundo ele, como nos anos anteriores, as coberturas do seguro agrícola serão efetivadas com base na produtividade dos últimos cinco anos do associado. “Uma vez contratado o seguro, a sua vigência começa quando no mínimo 70% da área segurada estiver plantada e as plantas tiverem no mínimo 15 centímetros de altura, que é uma regra geral de todas as seguradoras.”
A adesão dos associados pelo seguro vem aumentando, principalmente, pelas intempéries ocorridas nas últimas safras de inverno e verão, que apresentaram frustrações severas. “O nosso foco é levar aos associados a melhor alternativa de financiamento e das condições de seguro. Por esta razão, e em função do crescimento, estamos negociando mais volumes e estruturamos as agências para dar o suporte necessário no atendimento das necessidades dos associados”, afirma Alcir Goldoni.
Mais informações quanto ao custeio e ao seguro agrícola podem ser obtidas nas agências da Credicoamo. Atualmente, são 50 agências no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.