|
Maicon Zorzo, de Dourados (MS) |
|
Alex Olmar Cancian, de Abelardo Luz (SC) |
No primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Na Coamo e Credicoamo, a data foi celebrada de forma especial, com eventos em toda área de ação das cooperativas. A celebração iniciou nos entrepostos, com ato solene do hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional Brasileiro, além da entrega de donativos às entidades sociais, das arrecadações referentes ao Dia C de Cooperar.
Em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), foi realizado o tradicional Encontro de Lideranças Cooperativistas. Uma forma de reunir os participantes das 26 turmas dos Jovens Líderes, membros dos conselhos de Administração e Fiscal e os coordenadores dos Comitês Educativos. Durante os dois anos de pandemia, este evento foi realizado no formato virtual. Em 2022, ano do centenário de comemoração ao Cooperativismo, a Coamo reuniu mais de 500 cooperados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
O encontro contou com apresentações do presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, dos presidentes Executivos da Coamo, Airton Galinari, e Credicoamo, Alcir José Goldoni, além de duas palestras, uma sobre Agricultura de Precisão, com o coordenador de Inovação Tecnológica Agropecuária, Fabrício Bueno Correa, e outra sobre mercado agrícola, com o consultor Paulo Molinari.
Para José Aroldo Gallassini, desde o início, a Coamo faz um trabalho muito importante de educação cooperativista, principalmente com o programa Jovens Líderes Cooperativistas, preparando o cooperado para a gestão da propriedade e da cooperativa. O presidente afirma que há muitos motivos para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. “Falar de cooperativismo chega a ser emocionante. Conquistamos muitas coisas juntos. Eram 79 agricultores que sozinhos pouco conseguiriam, e hoje estamos aqui, com mais de 30 mil cooperados. Algo que o cooperativismo permitiu fazer.”
O cooperado em Abelardo Luz (Oeste de Santa Catarina), Alex Olmar Cancian, integrante da 24ª turma do programa Jovens Líderes Cooperativistas, afirma que o cooperativismo é a união de forças, e muito importante para a viabilização de informações para os cooperados. Para ele, a Coamo e Credicoamo representam exatamente isso, uma ponte entre a tecnologia e o campo. “Me sinto parte dessas cooperativas, que abrem o caminho para a informação chegar até nós. A Coamo e Credicoamo são muito transparentes e nos levam ao desenvolvimento.”
Maicon Zorzo é cooperado em Dourados (Mato Grosso do Sul), e é um defensor do cooperativismo. “É uma filosofia de vida. Uma pessoa ajuda a outra, resultando em desenvolvimento social, independente de qualquer bandeira.” A Coamo e a Credicoamo, para ele, contribuíram para o desenvolvimento das regiões produtoras, e com a família dele não foi diferente. Zorzo ainda acrescenta que o encontro de líderes cooperativistas foi muito importante para valorização do trabalho rural. "Acompanhar de perto a cooperativa é muito enriquecedor. Reencontrar os amigos e a diretoria, para o desenvolvimento profissional do cooperado é muito bom.”
|
Casal Liana Faccio Iaguszeski e Marcos Vinícius Torterollie Iaguszeski, com a filha Isabella |
O casal Liana Faccio Iaguszeski e Marcos Vinícius Torterolli Iaguszeski estiveram presentes no encontro de lideranças, junto com a filha Isabella. Eles participaram da 22ª turma de Jovens Líderes. Ela de Ipuaçu (Oeste de Santa Catarina) e ele de Honório Serpa (Sudoeste do Paraná). Os dois se conheceram durante a formação e ficaram amigos. A afinidade foi tão grande que continuaram convivendo após a formatura. “Aí surgiu o namoro, o noivado, casamento e hoje, além de tudo, temos uma filha que já está com um ano e um mês, fruto dessa história, dessa parceria”, conta Liana.
Sobre o curso, Liana diz que agregou muito para seu desenvolvimento. “Sempre procurei fazer todos os cursos com o intuito de, cada vez mais, me aperfeiçoar na atividade. Foi uma surpresa para nós ter o convívio com outras pessoas que enfrentam as mesmas dificuldades que a gente. Então, além das aulas serem muito interessantes, a troca de experiência com os colegas foi muito válida”, afirmou a cooperada.
De acordo com Marcos Vinícius, a Coamo ajudou a construir a história da vida deles. “Nos conhecemos no curso em 2018. De lá para cá, a gente evoluiu muito e formamos nossa família”, relata o cooperado.
|
|
Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo |
Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo |
|
Consultor Paulo Molinari, falou sobre mercado agrícola para os cooperados. Encontro é tradicional e tem como objetivo manter o quadro social bem informado |
|
Fabrício Bueno Corrêa, da gerência Técnica da Coamo, apresentou informações sobre as novas tecnologias inseridas na agricultura |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.