“O futuro começa hoje, agora! Eu busquei contar a minha experiência de vida, tudo que eu passei, entre erros e acertos, vitórias e derrotas, para que possam entender que eles podem sonhar e chegar aonde quer que imaginem. Que existe um preço a ser pago, mas que vale a pena pagar o preço para a gente realizar os nossos sonhos”, comenta o palestrante.
Ivan Carvalho Chaves, de 15 anos, é filho de cooperado e participou do FuturoCoop em Candói (Centro-Sul do Paraná). No encontro realizado pelo programa, ele relembrou os principais valores e aprendizados desenvolvidos durante a formação. “Foram muitos ensinamentos, como a percepção sobre o autoconhecimento, disciplina e comprometimento com a família. Também pudemos perceber a importância da cooperação e de como as ações em conjunto nos fazem chegar mais longe”.
FORMAÇÃO
O programa é conduzido em seis módulos, onde são apresentados aos adolescentes temas que tratam sobre autoconhecimento, comunicação assertiva, educação financeira e cooperativismo.
As aulas do FuturoCoop foram ministradas pela palestrante e especialista em desenvolvimento comportamental, Meire Maciel, que ressalta a importância do programa desenvolvido junto aos adolescentes.
“A Coamo mostra que tem um cuidado e um olhar próprio para os jovens. É um acolhimento que envolve e desperta o interesse dos adolescentes para as atividades da cooperativa. É um programa muito promissor e que certamente trará bons frutos para os jovens e a cooperativa”, comenta.
Filha e irmã de cooperados, Ana Júlia Martinelli, 15 anos, também de Candói (Centro-Sul do Paraná), sempre teve muito interesse pelas atividades e eventos promovidos pela Coamo, e afirmou não ter pensado duas vezes quando convidada para participar do FuturoCoop.
“Eu sempre comentei com o meu pai sobre a possibilidade de ser desenvolvido algo para os jovens e adolescentes. Então, quando ele comentou sobre a possibilidade de participar do programa, eu aceitei na hora. Foi uma ótima oportunidade de aprender coisas novas e me desenvolver em alguns aspectos, como na comunicação e na integração com minha família”, destaca a participante.
|