Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 534 | Abril de 2023 | Campo Mourão - Paraná

INTEGRAÇÃO

GERENTE DO BANCO CENTRAL VISITA CREDICOAMO

Alcir Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo, na abertura da reunião

Alexandre da Silva Rodrigues, gerente de supervisão de segmento do Banco Central

O gerente técnico responsável da área de supervisão do Banco Central do Brasil, Alexandre da Silva Rodrigues e o supervisor de fiscalização, Augusto Fernando Fontoura Ferreira Gonçalves, estiveram na sede da Credicoamo e da Coamo, em Campo Mourão, no dia 29 de março. Durante a visita, os representantes do Banco Central conheceram a estrutura das duas cooperativas.

A gerência de supervisão é responsável por verificar a saúde financeira das cooperativas e os seus controles, visando preservar o capital dos associados. “Mantemos um relacionamento o mais próximo possível com as cooperativas de crédito para atingir o objetivo principal”, afirma.

Segundo Alexandre, o Banco Central tem regras específicas para supervisão das cooperativas de crédito. Existe na instituição uma série de normativas elaboradas pelo Conselho Monetário Nacional. 

Reunião contou com representantes da Coamo, Credicoamo e Via Sollus

O papel do departamento de Supervisão de Segmento é fazer cumprir as normas e esclarecer com as cooperativas a melhor forma de se cumprir esse "regramento", buscando sempre o diálogo com as instituições, para que elas tenham uma saúde financeira adequada. “Estamos fazendo um trabalho relacionado especificamente com a questão da auditoria interna da cooperativa. Viemos para conhecer melhor a atuação dessa estrutura na instituição. Foi uma visita rápida que serviu para termos uma visão panorâmica da cooperativa.”

Para o gerente, a auditoria interna é muito importante para a solidez da instituição. “Os controles são importantes para que o associado possa sentir-se seguro de que os seus recursos estão bem administrados. A saúde financeira da Credicoamo está muito boa” , diz. Alexandre avalia o cooperativismo como muito importante, pois garante o desenvolvimento regional. “Trabalho há muito tempo nessa área. É um setor que busca a aplicação dos recursos na própria região onde tem atuação. O objetivo do Banco Central é ajudar o segmento a avançar e ter mais importância no sistema financeiro como um todo.”

O presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, explica que a visita teve como objetivo o conhecimento da estrutura da auditoria interna e da integração entre Coamo e Credicoamo. “Receber uma visita do órgão regulador e ouvir a avaliação de que estamos bem estruturados é muito gratificante. Nós sempre tivemos o Banco Central como um parceiro que orienta e dá segurança aos processos. Após entenderem o sistema de integração entre a Coamo e a Credicoamo, destacaram a sinergia e o foco no atendimento ao associado”, comenta.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.