O papel do departamento de Supervisão de Segmento é fazer cumprir as normas e esclarecer com as cooperativas a melhor forma de se cumprir esse "regramento", buscando sempre o diálogo com as instituições, para que elas tenham uma saúde financeira adequada. “Estamos fazendo um trabalho relacionado especificamente com a questão da auditoria interna da cooperativa. Viemos para conhecer melhor a atuação dessa estrutura na instituição. Foi uma visita rápida que serviu para termos uma visão panorâmica da cooperativa.”
Para o gerente, a auditoria interna é muito importante para a solidez da instituição. “Os controles são importantes para que o associado possa sentir-se seguro de que os seus recursos estão bem administrados. A saúde financeira da Credicoamo está muito boa” , diz. Alexandre avalia o cooperativismo como muito importante, pois garante o desenvolvimento regional. “Trabalho há muito tempo nessa área. É um setor que busca a aplicação dos recursos na própria região onde tem atuação. O objetivo do Banco Central é ajudar o segmento a avançar e ter mais importância no sistema financeiro como um todo.”
O presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, explica que a visita teve como objetivo o conhecimento da estrutura da auditoria interna e da integração entre Coamo e Credicoamo. “Receber uma visita do órgão regulador e ouvir a avaliação de que estamos bem estruturados é muito gratificante. Nós sempre tivemos o Banco Central como um parceiro que orienta e dá segurança aos processos. Após entenderem o sistema de integração entre a Coamo e a Credicoamo, destacaram a sinergia e o foco no atendimento ao associado”, comenta.
|