O vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Wilson Godoy, apontou que as comissões locais de mulheres têm sido determinantes para trazer as produtoras para junto dos sindicatos rurais. “Como é importante que vocês, mulheres, estejam nessas comissões, nos sindicatos rurais de suas cidades. Eu peço: continuem convidando outras mulheres para que façam parte dessa mobilização. Vocês são um exemplo. São um batalhão. Unidas, vocês são muito mais fortes.”
Anfitrião da iniciativa, o presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, destacou a ampliação da representatividade feminina na cooperativa. Hoje, as mulheres respondem por mais de 16% do quadro de cooperados.” Ele destacou que a Coamo já tem dado suporte às produtoras rurais e destacou a iniciativa da Faep, de fomentar o desenvolvimento feminino para atuar nas propriedades.
Gallassini exemplificou a importância desse movimento, apontando o caso de sua filha, Larissa Gallassini, que é responsável pelo setor de pecuária dos negócios da família e uma das coordenadoras da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Campo Mourão. “Só na Coamo, são mais de cinco mil mulheres cuidando dos negócios da família. As mulheres têm qualidades muito positivas para coordenar as propriedades”, disse Gallassini.
A coordenadora estadual da CEMF e vice-presidente da Faep, Lisiane Rocha Czech, que comanda a comissão desde a sua criação, diz que a missão da entidade é incentivar, proporcionar capacitação e ampliar a rede de produtoras. “Somos referência para todo o Brasil. Tudo isso é fruto do nosso trabalho. Quando fazemos encontros como este, aprendemos umas com as outras. Temos perfis e histórias de vida diferentes. Quando a gente se envolve, concretiza o aprendizado. Participamos de algo muito maior no Estado”, destaca. (Com informações do Sistema Faep).
|