Com investimentos de R$100 milhões, a construção do novo moinho de trigo da Coamo, em Campo Mourão, está no final das instalações dos maquinários e de acabamento. A previsão é de que a nova indústria comece a operar no início de 2015 agregando mais produtos ao portifólio dos Alimentos Coamo.
O superintendente Comercial da Coamo, Alcir José Goldoni garante que as novidades surpreenderão os clientes. “Temos uma demanda crescente por novos produtos, tanto para linha varejo como para a linha indústria. Com mais este moinho teremos condições de atendê-los e ampliar a carteira de clientes”, comenta. Dentre os novos produtos estão as misturas para bolos de diversos sabores, misturas para pães, farinhas especiais para pão francês, pastel, pizza, massas seca e fresca e farinha integral. Os produtos serão comercializados em diversos tamanhos de embalagem.
De acordo com o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, a nova indústria da cooperativa, além de gerar dezenas de empregos diretos, permitirá a abertura de novos canais para a comercialização dos derivados do trigo que agregarão maior valor à produção dos cooperados da Coamo. “O novo moinho será uma indústria de ponta, com significativa capacidade industrial e produzirá com a matéria-prima dos nossos cooperados produtos com qualidade e fará a diferença nas receitas dos clientes”, explica.
Equipado com tecnologia de moagem de trigo e fabricação de misturas prontas e farinhas tipificadas usando os sistemas mais modernos disponíveis na Europa, o novo moinho traz a possibilidade de fabricação de farinhas que atendam às especificações customizadas das indústrias de panificação, pizzas, massas alimentícias secas e frescas, biscoitos (crackers e cookies) e waffers.
TECNOLOGIA - Segundo o superintendente Industrial da Coamo, Divaldo Correa, os equipamentos são modernos e de última geração, adquiridos junto a fornecedor europeu que detém a liderança mundial na fabricação de máquinas e equipamentos para moagem de trigo. “A tecnologia adotada na nova fábrica garantirá a moagem diária de forma mais eficiente e ágil. Buscamos sempre atender as necessidades dos consumidores que querem alimentos seguros e com qualidade. Por isso, adquirimos toda esta tecnologia junto aos melhores fabricantes”, comenta. O moinho atende a todas as exigências de certificação, como as Boas Práticas de Fabricação; Análise de Perigo dos Pontos Críticos de Controle e Segurança de Alimentos (FSSC 22000), todos já adotadas em outras industrias da Coamo.
LABORATÓRIO - Para atender as mais rigorosas exigências de qualidade dos produtos, o novo moinho está equipado com o mais moderno laboratório de controle de qualidade do Brasil. “Utilizamos equipamentos de última geração. Esta capacitação permitirá atender a qualquer exigência de análise dos clientes, além de permitir, por meio de nossa equipe, o desenvolvimento de novos produtos e aplicações em trabalho conjunto com nossos clientes”, destaca o gerente do Moinho de Trigo, André Aguiar.
TRIGO DE QUALIDADE – O superintendente Técnico da Coamo, José Varago, ressalta que a Coamo está em regiões onde o solo e o clima são adequados para produzir os melhores trigos brasileiros. “Nosso cooperado está consciente que seu produto só agregará valor, se a qualidade da matéria-prima gerada for de qualidade para se ter um alimento diferenciado. Com esta conscientização ele planta uma semente padronizada e com origem, conduz sua lavoura com alta tecnologia para colher um produto que atenda às tipificações e classificações exigidas para cada finalidade da farinha ou mistura. Assim, estamos prontos para atender as exigências específicas de cada indústria, conforme a destinação das farinhas”, relata Varago.
MERCADO - Quanto à fabricação de misturas prontas para uso, o gerente Comercial de Alimentos, Domingos Marzulli, explica que serão lançados produtos para os mercados de Food Service e Panificação Artesanal, com misturas prontas de pão francês de fermentação longa e curta, pães de forma, hambúrguer e hot dog, entre outros, e misturas para o preparo de bolos de vários sabores. Além disso, a nova indústria está equipada com um moinho de pedras que fabricará farinhas integrais para os mercados industriais, food service e doméstico. Ainda para o mercado doméstico estarão disponíveis novos tipos de farinhas em embalagens diferenciadas.
A revista Amanhã promoveu a premiação da 19ª edição do Top Mind Paraná, que destaca as 80 marcas mais lembradas pelos consumidores paranaenses. A Coamo venceu na categoria marcas corporativas/cooperativa paranaense. O Top Mind-PR é um levantamento das marcas mais lembradas no Paraná, e engloba não apenas as grifes de produto de consumo, mas também nomes de serviços, de veículos de comunicação e de profissionais de mídia.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.