A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou estudos sobre a problemática da criminalidade no ambiente rural, ouviu muitos produtores e moradores rurais, assim como os sindicatos rurais do Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), visitou e analisou algumas propriedades rurais no interior do Paraná que foram vítimas de furtos, roubos e outros ilícitos.
O resultado será apresentado na Revista Coamo a partir desta edição como orientação para adequação do espaço rural com vistas a melhores níveis de segurança. Cabe ressaltar que não são apenas mudanças estruturais que são importantes, mas, principalmente, uma mudança de comportamento. Criando-se uma cultura de prevenção, que seja baseada em medidas simples e sem custo na maioria dos casos, com níveis muito melhores de segurança e paz neste setor fundamental para a sociedade: o meio rural. Continua na próxima edição.
SUGESTÕES PARA MELHORAR A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO NO AMBIENTE RURAL
Uma forma muito eficiente de se evitar o delito é por meio de alterações na arquitetura ambiental das áreas rurais para tornar os espaços humanos mais seguros. Baseia-se em três estratégias básicas:
|
|
A ESTRUTURA DE UMA PROPRIEDADE RURAL SEGUNDO A ARQUITETURA CONTRA O CRIME
- Portão de entrada ou porteira cadeado, portão reforçado, pintado com cores mais claras, com sinalização de “Propriedade particular”, com tranca e cadeado.
- A visibilidade é fator importante para segurança, portanto cercas e grades são ideais observando-se que seus mourões devem ser fortes (de preferência de concreto) e com uma altura mínima que desincentive a invasão.
MOURÕES PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO POSSUEM GRANDES VANTAGENS SOBRE OS CONVENCIONAIS DE MADEIRA:
- Têm maior durabilidade.
- Tamanhos e dimensões uniformes.
- Não incendeiam.
- Podem ser encontrados facilmente no mercado (ou serem construídos na propriedade).
- Podem ser reaproveitados.
- Não sofrem danos com a manutenção constante.
- Devem ser colocados de forma a evitar a entrada de veículos e seus arames, em quantidade suficiente para dificultar a violação desta barreira.
- Na testada do imóvel, recepção e área de administração, aconselha-se a utilização de muro palito, cerca ou grades reforçadas.
- Muro maciço para proteção externa da propriedade é desaconselhado.
|
Fonte: Polícia Militar do Paraná/Cartilha de Segurança Rural
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.