|
Elvira Cruvinel Ferreira, chefe do departamento de Promoção de Cidadania Financeira do Banco Central, Ricardo Calderari, diretor Operacional da Credicoamo, Ilan Goldfajn presidente do BC, Isaac Sidney Menezes Ferreira, diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, e Dilmar Peri, gerente de Produção da Credicoamo |
O diretor Operacional da Credicoamo, Ricardo Accioly Calderari, e o gerente de Produção, Dilmar Peri, participaram nos dias 07 e 08 de novembro, em Vitória (ES), da terceira edição do Fórum de Cidadania Financeira. Promovido pelo Banco Central em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento apresentou temas relacionados à educação financeira, proteção ao consumidor de serviços financeiros e à inclusão financeira da população.
O objetivo principal do Fórum foi debater as oportunidades e riscos da digitalização para a cidadania financeira. Também foram apresentados o andamento das ações do Plano para Fortalecimento da Cidadania Financeira e as novas iniciativas que vão integrá-lo no próximo ano. O debate foi norteado por quatro grupos temáticos que compõem o Plano: inclusão financeira dos pequenos negócios, relacionamento do cidadão com o Sistema Financeiro Nacional, mensuração do bem-estar financeiro, e cidadania e vulnerabilidade financeira.
Dilmar Peri ressalta que um dos trabalhos do Banco Central é fazer a inclusão dos cidadãos que ainda estão fora do sistema financeiro nacional. "A cooperativa de crédito é um importante instrumento nesse processo de inclusão. A ideia é fazer com que as pessoas tenham acesso ao crédito de forma responsável e consciente para que possam se desenvolver e melhorar a qualidade de vida da família", assinala.
Peri acrescenta que a Credicoamo vem desenvolvendo o seu papel, fazendo com que os associados da Coamo tenham acesso as mais variadas linhas de crédito, financiamento rural e diversos serviços bancários que atendem a demanda dos cooperados. "A Credicoamo dá toda condição para que os produtores rurais continuem investindo nas atividades agrícolas, além de oferecer vários outros serviços. É, com certeza, uma ferramenta de inclusão financeira."
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.