Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 475 | Novembro de 2017 | Campo Mourão - Paraná

SEGURANÇA RURAL

Segurança Rural

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou estudos sobre a problemática da criminalidade no ambiente rural, ouviu muitos produtores e moradores rurais, assim como os sindicatos rurais do Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), visitou e analisou algumas propriedades rurais no interior do Paraná que foram vítimas de furtos, roubos e outros ilícitos.

O resultado será apresentado na Revista Coamo a partir desta edição como orientação para adequação do espaço rural com vistas a melhores níveis de segurança. Cabe ressaltar que não são apenas mudanças estruturais que são importantes, mas, principalmente, uma mudança de comportamento. Criando-se uma cultura de prevenção, que seja baseada em medidas simples e sem custo na maioria dos casos, com níveis muito melhores de segurança e paz neste setor fundamental para a sociedade: o meio rural. Continua na próxima edição.

SUGESTÕES PARA MELHORAR A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO NO AMBIENTE RURAL

Uma forma muito eficiente de se evitar o delito é por meio de alterações na arquitetura ambiental das áreas rurais para tornar os espaços humanos mais seguros. Baseia-se em três estratégias básicas:
Fonte

FUNCIONÁRIOS/CASEIROS

Devem ter contato com os vizinhos, com a polícia, saber como funciona o sistema de segurança da propriedade.

Orientar seus funcionários para que tenham cautela com informações sobre sistema de segurança, bens e rotinas da propriedade.

De preferência, tenha uma moradia próxima da entrada da propriedade tendo acesso a telefone e contato rápido com a PM e o proprietário.

Antes de contratá-los, verifique suas referências.

CHAVES LANTERNAS

- As chaves devem ser mantidas em local seguro, como, por exemplo, um quadro de chaves.

- Deve-se sempre ter em mão boas lanternas, acompanhadas de suas baterias e/ou pilhas e em locais de fácil acesso. A iluminação portátil é fundamental, pois a movimentação de animais silvestres e possíveis intrusos é mais difícil de se detectar à noite por causa da baixa luminosidade.

- Tenha cópias das chaves da propriedade em local seguro e discreto.

- Ter o bom e velho lampião de reserva é importante.



- Sempre que houver perda de alguma chave, substituir o segredo da fechadura (miolo).

Fonte: Polícia Militar do Paraná/Cartilha de Segurança Rural

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.