O câncer é uma das principais causas de morte no Brasil. Entre os homens, o segundo mais frequente é o de próstata. Trata-se de uma doença comum, mas que por medo ou desconhecimento, muitos homens evitam conversar sobre ela. E a melhor maneira de se prevenir em relação ao câncer bem como quanto a outras doenças, é tomar atitudes saudáveis que fazem bem para a vida.
SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA
O autoconhecimento e autocuidado são importantes para identificar sinais e sintomas da doença:
- Dor óssea
- Dor ao urinar
- Vontade de urinar com frequência
- Sangue na urina e/ou no sêmen
PREVENIR, DESDE A INFÂNCIA ATÉ A VELHICE
1. Tenha uma alimentação saudável
Frutas frescas, legumes, verduras e cereais integrais protegem contra o câncer. Faça de produtos naturais a base de sua alimentação. Reduza a ingestão de gordura, sal e açúcar.
2. Pratique atividade física
Faça pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente. Caminhe, dance, troque o elevador pela escada, aproveite a bicicleta... Atividade física reduz o estresse, controla o peso, reduz o risco da pressão alta e do câncer.
3. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas
Exceder no consumo aumenta as chances de câncer, doenças do fígado e coração, aumento da pressão arterial, bem como acidentes, lesões, violência, problemas legais e sociais.
4. Evite fumar
Fumar provoca câncer de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago. São mais de 4700 substâncias tóxicas inaladas por quem fuma e pelos fumantes passivos.
5. Faça sexo seguro
Use preservativo. Assim se evitam o câncer de colo de útero e de pênis, relacionados ao HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Faça testes de HIV, Sífilis e Hepatites. A higiene íntima masculina previne doenças e melhora a vida sexual.
6. Busque orientação médica
Frequente a Unidade de Saúde mais próxima com regularidade, solicite os exames preventivos de rotina e realize suas vacinas, conforme orientação da equipe de saúde.
HOMEM, FAÇA AINDA MAIS POR VOCÊ
Cuidar da saúde não é apenas se prevenir em relação ao câncer de próstata e outras doenças. É também buscar qualidade de vida, desenvolvendo a espiritualidade, dizendo não ao preconceito e à violência, praticando a direção defensiva no trânsito. E o mais importante: a paternidade responsável.
Participe ativa e conscientemente do planejamento reprodutivo, incluindo a gestação, o parto, o pós-parto e os cuidados com os filhos. Sua participação melhora as condições de saúde da mãe, do bebê e a sua também.
FATORES DE RISCO
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata. Mais da metade dos casos ocorre a partir dos 65 anos. Mas se você já passou dos 50 anos ou se tiver histórico familiar de câncer de próstata, é hora de cuidar de sua saúde. Procure orientação médica. Outros fatores de risco para a doença são a obesidade, alimentação inadequada, tabagismo, etilismo, sedentarismo e raça. A incidência é maior em homens da raça negra.
Fonte: Secretaria de Saúde do Paraná
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.