Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 487 | Dezembro de 2018 | Campo Mourão - Paraná

EM MEMÓRIA

Cooperativismo perde um grande professor: Albino Gavlak

Albino Gavlak  esteve à frente de 16 turmas do Programa Coamo de Formação de Jovens Cooperativistas

Atributos

"O seu Albino foi um homem com uma vida profissional voltada ao cooperativismo desde meados da década de 60. Foi um professor, conferencista maravilhoso, formou inúmeras turmas motivando, dividindo experiências e isso o tornava ímpar. Como marido, pai, avô e bisavô era carinhoso com todos e sempre preocupado com o bem-estar dos familiares. Foi um homem de fé, otimista e um professor. Uma pessoa que olhava as pessoas com ternura, carinho e amor. Um educador, pessoa amiga que sonhava em transformar o mundo para melhor e conseguiu. E fazia um churrasquinho de dar água na boca", disse um dos seus familiares em sua homenagem.

A diretoria da Coamo lamenta o falecimento do professor Albino Gavlak,    85, ocorrido dia 29 de novembro em Curitiba. Gavlak esteve à frente de 16 turmas do Programa Coamo de Formação de Jovens Cooperativistas. Este programa iniciou em 1998, agraciado em 2004 como o melhor projeto de Educação Cooperativista do Brasil e dia 27 de novembro formou a sua 22ª turma.

“Sempre procurei ensinar e fazer o aluno pensar, refletir e organizar seu pensamento. O meu papel foi despertar e fazer com que os jovens refletissem e pensassem o que querem para a vida. Fico feliz ao lembrar do sucesso dos trabalhos com as diversas turmas na Coamo e a certeza de que a educação é o alicerce do cooperativismo”, disse há alguns anos o professor Albino Gavlak.   

Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, a atuação do professor Albino Gavlak foi muito importante para a construção e desenvolvimento deste projeto de educação cooperativista. “O professor Albino tinha um grande conhecimento, pedagogia e experiência para repassar ensinamentos à milhares de alunos na sua trajetória de educador e professor.” 

O trabalho da Coamo na educação cooperativista com os jovens vem contabilizando bons resultados, provocando mudanças no comportamento e gerenciamento das atividades. “Estamos cumprindo o objetivo de capacitação desta nova geração de produtores empreendedores com ênfase para o desenvolvimento dos seus potenciais de liderança, gestão e administração, e o professor Albino foi muito importante”, explica Gallassini. 

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.