|
Daniel Carriel Rickli, de Reserva, foi o orador da turma |
Cerca de 50 associados, representando várias unidades da Coamo no Paraná e Santa Catarina, participaram no dia 27 de novembro da formatura da 22ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas. O curso é realizado anualmente e são realizados diversos módulos até a formatura, com aulas em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná).
A Coamo acredita que o processo de mudança para tornar o cooperativismo e o agronegócio mais produtivo e eficiente passa pela formação, educação e desenvolvimento dos cooperados. Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallasini, os jovens cooperados representam o presente e o futuro promissor do cooperativismo e do agronegócio e, por isso, a diretoria é a principal apoiadora e incentivadora para a realização deste processo de formação.
O formando André Luís Tonet, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), observa que levará todo conhecimento e experiência adquiridos no curso, para o seu dia a dia, seja profissional ou pessoal. “O curso abre caminhos. Fazemos amizades e trocamos informações com cooperados que têm outras realidades. Aprendemos conduzir nossa atividade de forma mais eficiente e traçamos metas para a nossa vida”, comenta.
O programa capacita a geração de cooperados para desenvolver de forma gradual e contínua o seu potencial de liderança, gestão e administração na atividade rural. Liana Faccio, de Ipuaçu (Oeste de Santa Catarina), comenta que o curso foi uma superação e uma experiência que não imaginava passar. “Sabia que seria um desafio. Foi um curso que superou as expectativas. De todos os módulos, o mais interessante foi o que trabalhou com a liderança. Volto para casa com mais confiança e conhecimento para agregar no meu dia a dia.”
Daniel Rickly, de Reserva (Centro-Norte do Paraná), foi o orador da turma. Segundo ele, o curso oportunizou novos conhecimentos e interação junto aos colegas e professores. "Adquirimos muito conhecimento, e aprendemos que um conhecimento sem transformação não é sabedoria. Então vamos nos transformar, continuar nos transformando e aplicar os novos aprendizados em nossa vida. Vamos colocar em prática para aprender mais, pois é fazendo que se aprende."
De acordo com o associa do Marcos André Paludo, de São Domingos (Oeste de Santa Catarina), o curso proporciona mais conhecimento e participação nas atividades técnicas, educacionais e sociais da cooperativa, além de ampliar as habilidades profissionais com uma visão de futuro. “Conheci um pouco mais sobre a Coamo. É uma satisfação ser sócio de uma cooperativa que valoriza os associados e que tem o doutor Aroldo à frente com toda honestidade e simplicidade. Com o curso, melhorei em vários aspectos e estou aberto à novos conhecimentos. ”
Com a formação, os jovens passam a ser responsáveis pela implantação de um novo modelo de administração rural, muito mais profissional. Na gestão dos negócios na propriedade, ou mesmo quando atuam em parceria em os pais, eles trabalham de forma arrojada, sem esquecer das lições geradas por suas famílias. Com os pés no chão e a mente no futuro, eles buscam resultados concretos baseados na prática do planejamento e gerenciamento, e o sucesso do seu empreendimento.
O professor Juacir João Wischneski, instrutor do curso, comenta que o programa é vitorioso e vem transformando as lideranças da Coamo para melhor. "Gallassini vem ensinando ao longo dessas décadas o que é dignidade, integridade e perseverança. Com seu exemplo aprendi que ser íntegro não é obrigação, assim como integridade não é regra. Esse grupo de jovens é íntegro, criaram, se desenvolveram e estão fortalecidos. Podem continuar assumindo compromissos porque a Coamo precisa continuar a se desenvolver e crescer. Um grande caminho é continuar desenvolvendo líderes para compartilhar esta integridade e fazer a sociedade ser muito melhor."
O programa Jovens Líderes da Coamo foi premiado em 2004 pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e Revista Globo Rural como o “Melhor Programa de Educação Cooperativista”, do Brasil.
|
|
|
Liana Faccio, de Ipuaçu (SC) |
Marcos André Paludo, de São Domingos (SC) |
André Luís Tonet, de Campo Mourão (PR) |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.