"Lançamos o Plano Safra em tempo hábil para os cooperados adquirirem os insumos para implantação das culturas com boas tecnologias e programarmos uma logística eficiente."
|
|
AIRTON GALINARI
Presidente Executivo da Coamo
|
Buscando a prática da sua visão dentro das Diretrizes Corporativas, a Coamo quer ser a melhor opção de desenvolvimento aos cooperados, realização profissional aos funcionários, produtos aos clientes e negócios aos parceiros. Acreditamos que, felizmente, é assim que estamos sendo vistos por eles ao longo desses 51 anos da cooperativa. O Plano Safra que lançamos há algumas semanas para as lavouras 2022/2023, é um exemplo dessa visão e do planejamento estratégico da cooperativa.
O Plano Safra da Coamo foi muito bem estruturado e vem apresentando bons resultados, em função de uma preparação eficaz ao longo dos meses anteriores, mesmo convivendo com questões conjunturais de âmbito mundial, como a Guerra da Ucrânia, o lockdown na China, entre outros, resultando na possibilidade da falta de produtos e, também, na alta das matérias-primas.
O nosso Plano Safra representa uma oportunidade de bons negócios aos cooperados, que mesmo diante deste cenário de altas nos preços e escassez de produtos, estão obtendo uma relação de troca satisfatória. Essa relação ainda pode ser considerada positiva e histórica se comparada aos anos anteriores, haja vista os bons preços da soja, e a oportunidade de realização de contratos, como importante ferramenta de comercialização e rentabilidade. O importante é que o cooperado, analise e busque uma boa média de preços, e nesse contexto, o contrato surge como uma boa alternativa.
O planejamento é essencial para o sucesso e os bons resultados dos cooperados e da cooperativa, ano após ano. Numa situação nunca vista como a que vivemos atualmente, isso faz a toda a diferença.
As excelentes parcerias que a Coamo conquistou ao longo desses anos são determinantes para o êxito de planos como este do Verão 2022/2033. Os preços dos insumos subiram significativamente, só nos segmentos defensivos, por exemplo, a média de alta dos produtos foi de 60% e no caso dos fertilizantes, dependendo da formulação, o aumento oscilou de 80 a 200%.
O portfólio dos produtos fornecidos aos cooperados irá atender as suas necessidades. Graças a uma estrutura forte e sólida, a Coamo foi ao mercado e, se antecipando, conseguiu bons negócios junto aos principais fornecedores. Quase 50% dos cooperados garantiram seus insumos no período de novembro a abril deste ano. Essa é a nossa missão, buscar agregação de valor às atividades dos nossos cooperados.
Acreditamos que, sozinhos, muitos dos cooperados não conseguiriam ter seus produtos reservados com antecedência e condições de plantar com tecnologias modernas, sem esse apoio fundamental que recebem da Coamo, por meio da prática de um cooperativismo de resultados, que visa gerar renda com desenvolvimento sustentável do agronegócio.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.