Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 442 | Novembro de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Jubileu de Prata

Evento marca os 25 anos da Credicoamo

Comemoração em Campo Mourão foi marcada pela participação de 13 fundadores que descerraram uma placa comemorativa

Placa comemorativa foi descerrada pelos fundadores José Aroldo Gallassini, Nelson Teodoro de Oliveira, Joaldo Saran, Ermindo Appelt, Martin Kaiser e Moacir José Ferri

Para marcar os 25 anos da Credicoamo, foi realizado simultaneamente em todas as 38 Agências da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, um evento com cooperados e funcionários. Em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), a comemoração foi marcada pela participação de 13 fundadores que descerraram uma placa comemorativa. Na ocasião também foi lançado o Programa Credicoamo de Integração Lavoura Pecuária.

Para o presidente da Credicoamo, José Aroldo Gallassini foi um dia de felicidade para todos os cooperados, que comemoram uma história de sucesso. “Como todo começo foi difícil, mas conseguimos alavancar a Credicoamo, nos trazendo muitos motivos para comemorar. Hoje somos, a maior cooperativa de crédito independente do país, disponibilizando ao nosso quadro social um serviço desburocratizado e de resultados”, comemora o presidente.

Homenagem aos fundadores

Na placa comemorativa aos 25 anos da Credicoamo, constam os nomes dos 29 fundadores da cooperativa. Fazer parte desde o início é motivo de orgulho para os cooperados. Sérgio Luiz Panceri é um deles. Ele recorda que o início da cooperativa de crédito foi um marco para Campo Mourão e região. “Foi um importante passo que demos ao fundar a Credicoamo e o resultado vemos hoje, com essa evolução na agricultura onde se garante mais facilidades ao homem do campo. Sem contar, que estamos trabalhando em algo que é nosso e que o retorno no final vem para nós”, ressalta Panceri.

Jorge Luiz Tonet, também fundador da Credicoamo, observa que desde o início, a Credicoamo vem cumprindo o papel de fomentar a agropecuária e facilitar o trabalho dos produtores rurais. “A cooperativa tem contribuído de forma expressiva para o desenvolvimento dos cooperados. São incentivos que tem ajudado a melhorar as atividades agrícolas. Estamos felizes em ver o crescimento da Credicoamo e também de todos os associados”, afirma.

Tarcísio Albertini é outro fundador da Credicoamo que participou do evento de comemoração. Ele conta que a cooperativa só trouxe coisas boas para os associados e familiares. “São 25 anos de sucesso. As facilidades oferecidas pela Credicoamo são muitas e o fato de fazermos parte dela contribui para o acesso ao crédito e financiamentos. Uma grande vantagem é que estamos perto da diretoria e podemos sugerir possíveis mudanças. Outro ponto importante são as sobras que recebemos no final de cada ano”, comemora.

Sérgio Luiz Panceri

Jorge Luiz Tonet

Tarcísio Albertini

Os 29 fundadores

Martin Kaiser, Ermindo Appelt, Tarcísio Albertini, Ricardo Calderari, Nelson Teodoro de Oliveira, José Aroldo Gallassini, Sérgio Panceri, Moacir Ferri, Joaldo Saran, Antonio Guerreiro Garcia, Agostinho Borsato, Joaquim Montans e Jorge Luiz Tonet

1 - José Aroldo Gallassini

2 - Sérgio Luiz Panceri

3 - Ricardo Accioly Calderari

4 - Nelson Teodoro de Oliveira

5 - Egildi Primo Mignoso

6 - Joaquim Peres Montans

7 - Bernardino Luiz Vian

8 - Erasmo Coutinho Machado

9 - Tarcísio Albertini

10 - Joaldo Saran

11 - Agostinho Borsato

12 - Jorge Luiz Tonet

13 - João Teodoro de Oliveira Sobrinho

14 - Ermindo Appelt

15 - Martin Kaiser

16 - Ildefonso Cézar Ferri

17 - Benito Ildefonso Ferri

18 - Víctor Alessi

19 - Moacir José Ferri

20 - Olindo Monti

21 - Augusto Angelo Tonello

22 - Gustavo Taborda

23 - Milton Coutinho Machado

24 - Luiz Carlos Castro Vieira

25 - Antonio Guerreiro Garcia

26 - Nativo David Corrent

27 - Danilo de Mello

28 - Edson Prado Beltrão

29 - Elói José Michels

Fatos marcantes nos 25 anos da Credicoamo

Em 1993 inauguração dos  primeiros Postos de Atendimento em Mamborê, Engenheiro Beltrão, Juranda e Boa Esperança.

Em agosto de 2002 firmada parceria com o Banco Bradesco S/A para implantação do Cartão de Crédito Internacional.

Em outubro de 2002, a Credicoamo firmou parceria com o BRDE para atendimento às necessidades de financiamentos de investimentos dos associados com recursos do BNDES. Em 2012/2013 os financiamentos contratados representaram mais de 35% dos financiamentos direcionados à agropecuária do BRDE/Paraná.

Em 2013 o Banco Central autorizou a abertura da Conta Liquidação nº. 010 da Credicoamo. Por meio desta conta, a Credicoamo participa do Sistema Brasileiro de Pagamentos – SPB para compensação de cheques além do recebimento e envio de recursos financeiros para outras instituições.

Na safra 2012/2013, a Credicoamo tornou-se uma das maiores operadoras do Seguro Agrícola, respondendo por 10,08% do seguro no Brasil e 25,27% em nível estadual.

A Credicoamo está entre as dez maiores Cooperativas de Crédito da América Latina, segundo pesquisa divulgada pela DGRV - Confederação das Cooperativas da Alemanha, que levou em consideração dados do balanço de 2012.

A Credicoamo tem prestado relevante serviço para seus associados. Exemplo disso são as mais de 13,6 mil operações de crédito contratadas até o momento, com recursos de mais de R$ 1 bilhão de reais, dos quais mais de R$ 800 milhões destinados ao crédito rural para custeios, investimentos e comercialização.

Helio João Tobaldini, de Juranda (Centro-Oeste do Paraná): “Sou Cooperado da Credicoamo desde 1994 e sempre fui muito bem atendido. São inúmeras vantagens em ser associado que vão desde a isenção da cobrança de tarifas, o horário compatível com nossa atividade, recursos de financiamentos liberados quando precisamos, bom atendimento e ainda recebemos sobras sobre a movimentação financeira.” 

Arlindo e a esposa Maria Castro dos Santos, de Laguna Carapã (MS): “A Credicoamo chegou na região em um momento especial, pois estávamos com dificuldades de conseguirmos realizar nossos financiamentos, seguros agrícolas e agora percebemos a grande diferença. Fizemos os projetos com nosso agrônomo e no mesmo momento entregamos na Credicoamo. Ficou muito mais simples, estou muito contente.”

Vanderlei Ludwig, de Abelardo Luz (SC): “A Credicoamo faz parte da atividade dos Cooperados da Coamo. É o braço financeiro que dá suporte a nossa atividade, com a facilidade de estar dentro de casa.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.