Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 548 | Julho de 2024 | Campo Mourão - Paraná

INTEGRAÇÃO

Engenheiro agrônomo, José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo
Foram realizadas entre 02 de julho e 02 de agosto, as tradicionais Reuniões de Campo com as diretorias da Coamo e Credicoamo em toda área de ação no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Participaram das reuniões José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo, e Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica.

José Aroldo Gallassini coordena desde o início da Coamo, há 53 anos, as tradicionais Reuniões de Campo. Ele participa ativamente com o objetivo de informar bem os cooperados. “A participação ativa do cooperado é muito importante. Precisamos sempre estar conversando e levar a filosofia do cooperativismo. As reuniões visam repassar todas as informações relevantes para o cooperado, que tem a oportunidade de fazer perguntas e obter esclarecimentos da diretoria.”

Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo

Gallassini explica que, entre os assuntos apresentados pela diretoria, destacam-se a filosofia do cooperativismo, os princípios cooperativistas, os direitos e deveres dos cooperados. "Não é porque é uma cooperativa que deixa de ser uma empresa. Ela não pode dar prejuízo, tem que dar resultado positivo, que no final de cada ano são devolvidos aos cooperados com as sobras," afirma. Segundo Gallassini, é sempre importante reforçar como funciona uma cooperativa tanto para os cooperados mais antigos quanto para aqueles que estão chegando, proporcionando-lhes um momento de interação entre a diretoria e os cooperados, valorizando o compromisso de todos com a cooperativa. "Esse é o grande diferencial de uma cooperativa, o cooperado é dono. Tem participação no resultado e todos os direitos e deveres de uma sociedade," ressalta.

AIRTON GALINARI, presidente executivo da Coamo, percorreu toda a área de atuação da Coamo para se reunir com os cooperados. Ele comenta que as reuniões são uma tradição, fundamentadas nos princípios do cooperativismo. Galinari destaca que a transparência é um dos pilares da cooperativa: "Procuramos trazer realmente a situação da cooperativa, falar sobre os assuntos mais relevantes do momento.É uma oportunidade para a diretoria e os cooperados interagirem, um momento para os cooperados fazerem reivindicações ou alguma colocação adicional, algo que queiram externar para a diretoria."

É uma oportunidade para a diretoria e os cooperados interagirem, um momento para os cooperados fazerem reivindicações ou alguma colocação adicional, algo que queiram externar para a diretoria."

Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica

A tradição das reuniões é mantida pelo interesse dos cooperados em participar desse momento. "Apresentamos assuntos como custo de produção, falamos sobre cooperativismo, mostrando a diferença entre uma cooperativa como a Coamo e uma empresa mercantil, e as vantagens que o cooperado tem em participar da Coamo, acessando mercados diferentes," explica Galinari. "Enfim, todas as vantagens que a cooperativa oferece para o quadro social. Então, é um momento em que ficamos muito felizes de poder ir às unidades", acrescenta.

AQUILES DE OLIVEIRA DIAS, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, ressalta a importância do contato direto com os cooperados. "É uma tradição da Coamo visitar todas as unidades. Entre os principais assuntos apresentados está o plano safra do governo federal. Trouxemos informações sobre o que está sendo disponibilizado em termos de financiamento e taxa de juros."

Além disso, foi apresentado o custo de produção da próxima safra, detalhando quanto o produtor gastará para implantar as culturas de soja e milho. "Demonstramos para os nossos cooperados que, em função da queda de preço dos insumos agrícolas, a próxima safra de soja será uma das melhores em termos de relação de troca, considerando a quantidade de sacas de soja que o produtor precisa para pagar o seu custo de produção."

Alcir Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo

Outro ponto importante discutido nas reuniões foi a atualização sobre a equipe técnica da Coamo, que atualmente conta com 402 profissionais dedicados exclusivamente a prestar assistência técnica aos cooperados. Entre esses profi ssionais, estão médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária e, como novidade, um engenheiro de pesca. "Nós começamos a fornecer ração com a instalação da nova fábrica em Campo Mourão e um dos produtos mais fornecidas aos cooperados é para a piscicultura. Agora temos um profissional para dar assistência na piscicultura e à medida que for necessário, contrataremos outros para oferecer a melhor assistência para que os cooperados possam tirar o máximo proveito do investimento que estão fazendo."

ALCIR JOSÉ GOLDONI, presidente Executivo da Credicoamo, comenta que as reuniões de campo são uma oportunidade de conhecer os associados e compreender suas necessidades. "Mostramos todos os produtos e serviços que oferecemos, destacamos nosso crescimento e as estratégias desenvolvidas constantemente pelo Conselho de Administração para oferecer políticas de financiamento e melhorar a qualidade de vida dos associados e suas famílias."

Entre os benefícios apresentados, Goldoni destaca as opções de cartões de crédito da Credicoamo, que oferecem várias facilidades para que os associados realizem suas compras. Além disso, enfatiza a importância do seguro agrícola, explicando que este deve ser considerado um insumo. "Se houver uma frustração na safra e o associado não conseguir produzir, ele terá a indenização, o que ajuda a amenizar suas dívidas e proporciona mais tranquilidade."

Goldoni também alerta sobre o crescimento das fraudes, ressaltando a importância de os associados estarem atentos. "O celular traz facilidades para as operações financeiras, mas também abre brechas para que malfeitores se aproveitem. Nosso alerta é para que os associados tenham muito cuidado ao utilizar o celular." Goldoni reforça que os sistemas da Credicoamo são seguros, mas é fundamental que os associados tomem as devidas precauções para não serem surpreendidos por situações adversas.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.